28/07/2023 às 12h10min - Atualizada em 28/07/2023 às 22h10min

Doutores da Alegria realiza fórum sobre o direito à cultura e o brincar de crianças e adolescentes, dia 3 de agosto, em São Paulo (SP), com participação das pesquisadoras Priscila Costa e Gabriela Romeu

Interessados podem se inscrever gratuitamente pela plataforma Sympla

LN Textos
Divulgação
A Associação Doutores da Alegria inicia no dia 3 de agosto (quinta-feira), às 10h, uma série de conversas na sede da organização (R. Alves Guimarães, 73 – Pinheiros), em São Paulo (SP), para refletir sobre temas que transitam entre cultura, a assistência social e a saúde. Os encontros são gratuitos e abertos ao público, mediante inscrição prévia pela plataforma Sympla.

Para esta edição inaugural, “Direitos da Criança e Adolescente: A Cultura e o Brincar”, participam como convidadas as pesquisadoras Gabriela Romeu e Priscila Costa, mediadas pela diretora de Relações Institucionais da organização, Daiane Carina.

O fórum, viabilizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca).  reforça um dos valores e a missão de Doutores da Alegria, que propõe a arte como mínimo social, um direito inegociável no cotidiano de qualquer pessoa, especialmente crianças e adolescentes.

“Por mais de 30 anos trabalhamos na área da saúde, porém, entendemos que a multidisciplinaridade entre cultura, assistência social e saúde conversam com o nosso momento atual, onde fazem parte da prática de construção de conhecimento da organização”, antecipa Daiane Carina.

Sobre as convidadas

Gabriela Romeu e Priscila Costa compartilham trajetórias de contribuição com o desenvolvimento de políticas públicas para crianças e adolescentes e também atuam em prol das necessidades básicas da infância. 

Gabriela Romeu é jornalista, trabalhou na Folha de S. Paulo como editora com foco na infância e recebeu prêmios por suas produções, como o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. Ela abordará, entre outros temas, as diferentes realidades da infância. 

Doutora e mestre em Cuidados em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP), Priscila Costa atua há mais de 15 anos na área pública e no terceiro setor, fortalecendo organizações da sociedade civil na busca por justiça social e oportunidades igualitárias. Em sua fala, comentará  sobre políticas públicas de qualidade para as diversas infâncias no Brasil. 

Doutores da Alegria - Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos. Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? - O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doutoresdaalegria.org.br ou pelo Facebook (/Doutores).

Serviço
Fórum “Direitos da Criança e Adolescente: a Cultura e o Brincar”
Data: Quinta-feira, 3 de agosto de 2023.
Horário: das 10h ao 12h30
Local: Doutores da Alegria | Rua Alves Guimarães, 73 - Pinheiros, São Paulo (SP)
Inscrições: online, pelo Sympla
https://www.sympla.com.br/evento/forum-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-a-cultura-e-o-brincar/2073306
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp