28/07/2023 às 10h16min - Atualizada em 28/07/2023 às 22h08min

TEC: Sistema de Monitoramento de Desmatamento do MS é destaque em conferência internacional

Desenvolvida pela Codex, plataforma foi destaque no primeiro dia do maior evento de Sistema de Informação Geográfica (GIS) do mundo

Comunicação CDI

Com o compromisso de apresentar soluções tecnológicas de seus clientes no Esri User Conference (UC), maior evento global entre os usuários da plataforma ArcGIS, que acontece entre os dias 10 e 14 de julho de 2023 que receberá aproximadamente 20 mil pessoas, em San Diego, na Califórnia. A plataforma de monitoramento do IMASUL, desenvolvida pela Codex, promove o controle e combate ao desmatamento no estado do Mato Grosso do Sul. 

O sistema foi destaque na plenária de abertura do evento americano, apresentado pelo Jack Dangermond fundador da ESRI, fabricante do ArcGIS, cientista ambiental e filantrópo norte-americano. A plataforma utiliza imagens de satélite e recursos da plataforma ArcGIS para solucionar um problema enfrentado pelo Instituto, que é o gerenciamento e acompanhamento de alertas de desmatamento, assim, reforçando os compromissos de tolerância zero ao desmatamento ilegal, sendo uma meta de extrema importância para alcance do objetivo do Estado Carbono Neutro até 2030. 


O Sistema de Monitoramento de Alertas de Desmatamento Ilegal em Mato Grosso do Sul abrange os 357 mil quilômetros quadrados do estado. Ele permite a atuação antecipada nas ações de desmatamento evitando maiores perdas. Além disso, com o Sistema, há uma redução de até 72% da análise manual de processos de desmatamento. “É uma decisão baseada em dados garantindo segurança técnica, jurídica e institucional e que utiliza dados oficiais em conformidade com Autos Autorizativos do Imasul”, finaliza André Borges, Diretor Presidente do Imasul.  

"O Sistema de Desmatamento do Mato Grosso do Sul, referência nacional, e agora, internacional em monitoramento, é uma ferramenta indispensável para o combate aos ilícitos ambientais e o desenvolvimento das políticas sustentáveis do estado. Em eventos de grande porte, como o Esri User Conference (UC), é de extrema importância reforçar como a Codex atua com soluções para o Monitoramento Ambiental e apoia o IMASUL por meio do desenvolvimento de plataformas digitais", destaca Venicios Santos, Diretor de Negócios da Codex. 

O projeto é desenvolvido pela Codex, uma empresa EPN - ESRI Partner Network que atua com soluções para Monitoramento Ambiental e vem apoiando o IMASUL a promover a transformação digital no Estado. 

Sobre a Codex     

A Codex desenvolve soluções de gestão e análise de informação por meio de sistemas de inteligência e geolocalização que contribuem para o avanço das ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável nos setores público e privado. Elabora processos analíticos e plataformas digitais que possibilitam a tomada de decisão baseada em dados, otimizando-os e tornando mais eficientes os processos decisórios de seus clientes. 

   

Informações à mídia   

CDI Comunicação    

Gabriel Miqueleti - (17) 99766 - 8776 -- [email protected]   

Márcia Avruch - (11) 98397-7805 -- [email protected]   

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp