28/07/2023 às 13h36min - Atualizada em 28/07/2023 às 22h08min

Aumento da retenção e diminuição do churn pela metade: Ável usa a plataforma Zenvia para melhorar a captação e experiência do cliente

Escritório de assessoria ligado à XP diminui a perda de clientes pela metade usando a plataforma de experiências do cliente da Zenvia

RPMA Comunicação
 

Aumento da retenção e diminuição do churn pela metade: Ável usa a plataforma Zenvia para melhorar a captação e experiência do cliente

 

Escritório de assessoria ligado à XP diminui a perda de clientes pela metade usando a plataforma de experiências do cliente da Zenvia

 

São Paulo, julho de 2023 - O desafio da captação de novos clientes e a retenção dos atuais é um ponto essencial quando falamos de empresas do ramo financeiro. Para a Ável Investimentos, um dos maiores escritórios de investimentos credenciados à rede XP, a possibilidade de melhorar a experiência, do começo ao fim da jornada, foi um dos grandes motivadores na escolha de uma plataforma, como a da Zenvia.

 

Segundo Guilherme Vieira Pott, gerente de Marketing da Ável, o primeiro ponto que chamou a atenção nas plataformas da Zenvia foi a possibilidade de entregar uma mensagem direcionada para o cliente certo e em alta escala. 

 

“Somos uma empresa que nasceu no meio digital, então, nos preocupamos muito com a personalização da mensagem para o cliente. Quando vimos que a gente conseguiria fazer isso através do Zenvia Attraction, por meio dos disparos em massa, para nós, fez todo o sentido.”

 

Além disso, diminuir o tempo de resposta entre os atendimentos e não deixar o prospecto ou cliente esperando também foi outro atrativo inicial importante na decisão. “A partir do momento que começamos a integrar um único telefone, percebemos que a lacuna entre o tempo de resposta entre o cliente e o usuário diminuía. Para nós, foi o que brilhou nossos olhos em relação à plataforma”, afirmou o gerente de marketing.

 

Contribuição da Zenvia para os objetivos da Ável

Hoje, com a parceria já estabelecida, os impactos da plataforma de experiência do cliente da Zenvia já ficam claros e ajudam a assessoria de investimentos na busca de objetivos maiores.  

 

“Hoje, a Ável quer se tornar a maior assessoria de investimentos do Brasil e estamos muito próximos disso. Para que isso aconteça, precisamos ter clientes no Brasil inteiro. Hoje, a plataforma Zenvia já está se tornando a nossa principal ponte para conseguir conquistar esse triunfo. No dia de hoje, com a Zenvia, conseguimos captar R$ 350 milhões por mês para nossa base”, reforçou Pott.

 

Mas muito além de captar novos clientes em potencial, o desafio de manter a base atual também foi essencial. Nesse ponto, segundo Guilherme, as soluções da Zenvia também foram de grande ajuda. 

 

“Aqui, olhamos muito a ótica de retenção do cliente. A partir da nossa parceria com a Zenvia, a nossa retenção do cliente melhorou muito. Antigamente, a gente tinha um churn, que era quase de 2%. Hoje, com a parceria, reduziu para 1%. Ele praticamente caiu na metade, justamente porque temos vários agentes conversando ao mesmo tempo com esse usuário, diminuindo a demora dessa resposta.” 

 

Impacto da plataforma de experiências da Zenvia na prática

Uma das chaves do sucesso de uma boa estratégia de marketing e vendas é a unificação de todo o processo, de forma a manter todos os agentes envolvidos e sempre preparados, com o máximo de informação possível. No caso da Ável, a integração entre as soluções Attraction Conversion, da Zenvia, torna o processo ainda mais produtivo, oferecendo resultados ainda melhores.

 

“Basicamente, todas as formas que nós temos da Zenvia se interligam entre si. A gente não tem uma plataforma que faz alguma coisa de forma isolada. O Zenvia Attraction, hoje, alimenta o Conversion em relação ao número de mensagens e interações dos usuários dos clientes com os especialistas. O Attraction fica responsável por nutrir essa base e os especialistas com as conversas”, explicou Guilherme Pott.

 

Ao conseguir otimizar todas as etapas de contato do cliente na jornada, a chance de sucesso é muito maior. Para o gerente de marketing da Ável, isso fica evidente no processo utilizado internamente, usando diversas funcionalidades diferentes da Zenvia para aumentar a chance de sucesso. 

 

“Captamos esse lead e, a partir desse momento, temos uma automação que dispara a mensagem no WhatsApp para o usuário. Então, já começamos a utilizar a Zenvia através de um chatbot. Nesse chatbot, a gente qualifica esse cliente e verifica o interesse em nosso serviço. 

 

Se ele estiver interessado, encaminhamos ele para o Zenvia Attraction, onde fazemos o disparo em massa para todos que chegam no nosso sistema. O Attraction é linkado com o nosso Zenvia Conversion, então, os múltiplos agentes conversam com a base simultaneamente, atendendo da melhor forma possível.” 


Sobre a Ável

Fundada por 3 ex-sócios da XP, a Ável atingiu em seus primeiros 3 anos o selo G20, estando entre os melhores escritórios de toda a rede XP. Com cerca de R$9 bilhões sob custódia, a Ável Investimentos é hoje uma das maiores assessorias credenciadas à XP, atendendo remotamente investidores de qualquer lugar do mundo.

Sobre a ZENVIA 

Com atuação em toda a América Latina e quase 14 mil clientes, a ZENVIA é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas na criação de experiências únicas para seus clientes. No Mundo ZENVIA, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar toda a jornada do consumidor. Para saber mais, acesse o nosso site e confira os nossos perfis no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.


 
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