28/07/2023 às 14h27min - Atualizada em 28/07/2023 às 20h02min

Pesquisas ajudam a combater as desigualdades na saúde global

Programas inovadores de atendimento a deficientes auditivos, saúde de refugiados, HIV, saúde mental e transtorno bipolar reconhecidos como vencedores inaugurais dos prêmios de Pesquisa em Saúde Inclusiva da Nature e da Takeda.

Karina Oliveira Landi
Londres | Cambridge, EUA | São Paulo, 28 de julho de 2023
Os prêmios Pesquisa de Saúde Inclusiva — criados pela Nature Awards, que integra a Springer Nature, em parceria com a Takeda — celebram aqueles que estão conduzindo uma abordagem mais inclusiva para a pesquisa em saúde e, ao fazê-lo, promovem um futuro de maior equidade em saúde globalmente.
Na noite de 26/07, após uma conferência sobre disparidades de saúde no Brasil, que ocorreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, liderada pela Nature Medicine com o apoio da Takeda, os vencedores de 2023 foram anunciados:
Projeto de necessidades de cuidados de saúde dos deficientes auditivos (HEARD) - um aplicativo móvel que aborda as barreiras que esta população enfrenta ao acessar os cuidados de saúde devido ao baixo conhecimento em saúde e opções limitadas de comunicação. Uma Palanisamy, Monash University, Malásia.
Colaboração Canadense para Saúde de Imigrantes e Refugiados: Programa Poder de Compartilhar Histórias de Recém-chegados - Líderes estudantis usando trabalho em equipe e colaboração intersetorial para apoiar famílias de refugiados recém-chegados, estimulando a inclusão e futuras pesquisas de equidade em saúde. Kevin Pottie, Western University, Canadá.
Mais que uma Pílula: Produzindo a história de adesão ao TARV (tratamento antirretroviral) para gestantes jovens com HIV - Um documentário e exposição artística para iniciar conversas sobre como os ambientes podem ajudar mulheres jovens vivendo com infecções perinatais de HIV a se desenvolverem. Lynn Hendricks, Stellenbosch University, África do Sul.
Cuidando de Cuidadores: uma intervenção de supervisão psicossocial para profissionais de saúde mental - Um projeto que avalia um programa de supervisão clínica para profissionais de saúde mental e apoio psicossocial que trabalham com sírios deslocados no noroeste da Síria e Turquia, e Rohingya, em Bangladesh. Ruth Wells, Universidade de New South Wales, Austrália.
• Projeto de pesquisa Maori e transtorno bipolar - Um projeto que utilizou um Kaupapa Māori, design de pesquisa multimetodológica em parceria com três locais de serviços de saúde mental para explorar o perfil de saúde, necessidades e fatores sistêmicos que afetam o bem-estar de maoris com transtorno bipolar. Tracy Haitana, Departamento de Inovação em Saúde Indígena Maori (MIHI), Universidade de Otago, Nova Zelândia.
Uma biblioteca de estudos de caso que demonstram as melhores práticas em pesquisa de saúde inclusiva dos vencedores dos prêmios e outros candidatos altamente elogiados pode ser acessada gratuitamente neste site.
Sobre pesquisa em saúde inclusiva, Helena Jensen, chefe de bolsas e prêmios da Springer Nature, diz: “A Springer Nature defende excelência em pesquisa há mais de um século. Acreditamos firmemente que construir uma inclusão real em todas as pesquisas em ciências da vida é uma ferramenta essencial para aumentar a qualidade e a relevância da pesquisa que influencia a vida cotidiana de todos nós”.

Sobre os prêmios, Jensen acrescenta: “Nossos vencedores demonstram perfeitamente o que é possível quando os pesquisadores entendem como as abordagens colaborativas resultam em melhores resultados de pesquisa, bem como em soluções mais econômicas e acessíveis para todos. Trabalhando com a Takeda, vimos exemplos extraordinários da amplitude do trabalho que está sendo feito para reunir cientistas de pesquisa com grupos de pacientes e organizações comunitárias para atender às necessidades de saúde não atendidas. Estamos muito satisfeitos em poder apoiar essas equipes compartilhando suas abordagens o mais amplamente possível por meio destes prêmios.”
Charlotte Owens, vice-presidente e chefe do Centro de Equidade em Saúde e Relacionamento com Pacientes da Takeda, complementa: “Alcançar a equidade em saúde – onde todos, em todos os lugares, têm a oportunidade de atingir seu pleno potencial de saúde – é um grande objetivo e devemos começar abordando as causas profundas para criar soluções impactantes e sustentáveis. Estamos muito orgulhosos de nossa parceria e satisfeitos por reconhecer o excelente trabalho realizado pelos vencedores do prêmio para promover a equidade na saúde em todo o mundo”.
"Realizar pesquisas que tragam benefício para toda a sociedade é um dos pilares da nossa organização. Temos a honra de sediar este evento, que premia iniciativas dessa natureza e que já geram frutos em todo o mundo. Essa conjunção de interesses elevados é a marca das grandes conquistas da humanidade. Somos gratos por poder participar dessa iniciativa da Springer Nature e da Takeda", afirma Luiz Vicente Rizzo, diretor-superintendente de Pesquisa do Einstein.
Os prêmios e a conferência fazem parte de um programa contínuo de atividades sobre equidade em saúde, implementados por meio da parceria da Springer Nature e da Takeda. Juntas, a Springer Nature e a Takeda visam aumentar a conscientização sobre os principais problemas por meio da narrativa e convocação de líderes de opinião para identificar soluções e incentivar a adoção das melhores práticas.
Mais informações sobre a parceria podem ser encontradas aqui.
##
Notas aos editores:
O Projeto de necessidades de cuidados de saúde dos deficientes auditivos (HEARD) e o Colaboração Canadense para Saúde de Imigrantes e Refugiados: Programa Poder de Compartilhar Histórias de Recém-chegados receberam, cada um, um prêmio em dinheiro de € 20.000. Mais que uma Pílula, Cuidando de Cuidadores e o Projeto de pesquisa Maori e transtorno bipolar dividirão um prêmio de € 20.000.
Os fundos devem ser usados de acordo com o espírito e os objetivos deste prêmio para desenvolver um ecossistema de pesquisa em saúde mais inclusivo, como apoiar o desenvolvimento do projeto para um impacto positivo.
Mais informações podem ser encontradas na página de prêmios aqui.
A conferência da Nature Medicine aconteceu no dia 26 de julho no Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, Brasil. Os palestrantes foram Alceu Karipuna, do Instituto Akari; Christiani Vieira Machado, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Juliane Oliveira, do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS); e Lorena Barberia, da Universidade de São Paulo (USP).

Sobre a Springer Nature Group
A Springer Nature abre as portas para a descoberta de pesquisadores, educadores, clínicos e outros profissionais. Todos os dias, em todo o mundo, nossos selos, livros, periódicos, plataformas e soluções tecnológicas alcançam milhões de pessoas. Por mais de 180 anos, nossas marcas e impressões têm sido uma fonte confiável de conhecimento para essas comunidades e hoje, mais do que nunca, vemos como nossa responsabilidade garantir que o conhecimento fundamental possa ser encontrado, verificado, compreendido e usado por nossas comunidades - permitindo melhorar os resultados, progredir e beneficiar as gerações seguintes.
Visite: springernature.com/gp/group e siga @SpringerNature
Sobre a Takeda
A Takeda está focada em promover saúde para as pessoas e um futuro melhor para o mundo. Nosso objetivo é descobrir e oferecer tratamentos transformadores de vida em nossas principais áreas terapêuticas e de negócios, incluindo gastrointestinal e inflamação, doenças raras, terapias derivadas de plasma, oncologia, neurociência e vacinas. Juntamente com nossos parceiros, pretendemos melhorar a experiência do paciente e avançar em uma nova fronteira de opções de tratamento por meio de nosso pipeline dinâmico e diversificado. Como uma empresa biofarmacêutica líder baseada em valores e orientada para P&D com sede no Japão, somos guiados por nosso compromisso com os pacientes, nossos colaboradores e o planeta. Nossos funcionários, em aproximadamente 80 países e regiões, são movidos por nosso propósito e fundamentados nos valores que nos definem há mais de dois séculos.
Para mais informações, visite https://www.takeda.com
Sobre o Centro de Equidade em Saúde e Relacionamento com Pacientes (HEPA) da Takeda
O Centro de Equidade em Saúde e Relacionamento com Pacientes da Takeda (HEPA) da Takeda reúne diversas perspectivas de pessoas em todo o mundo e desenvolve um amplo ecossistema de parceiros para garantir que essas vozes sejam ouvidas e que as considerações de equidade sejam incorporadas em nossas atividades de P&D e acesso do paciente . O Centro colabora com diversos parceiros, incluindo pacientes, comunidades e organizações, bem como instituições públicas e privadas, para identificar e abordar as desigualdades de saúde nas comunidades. Dentro da Takeda, o HEPA fica na interseção das atividades de pesquisa e acesso, servindo como um centro de excelência para todas as unidades de negócios.

Contatos para a imprensa
Karina Landi -  [email protected] – 55 11 96811-1603
Tiago Varella -  [email protected] – 55 11 98602-0004
Nancy Campos – [email protected] – 55 11 97574-9149
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp