25/07/2023 às 16h10min - Atualizada em 28/07/2023 às 02h01min

Rio+Saneamento implanta material filtrante com tecnologia inovadora

Resultados apresentados em vários países beneficiam o consumidor e o meio ambiente

Juliana Machado Almeida
Weber Shandwick
divulgação
RIO+SANEAMENTO IMPLANTA MATERIAL FILTRANTE COM TECNOLOGIA INOVADORA
Resultados apresentados em vários países beneficiam o consumidor e o meio ambiente

As equipes da Rio+Saneamento estão constantemente em busca de novas iniciativas que garantam a eficiência e qualidade dos serviços prestados pela concessionária. Em São Fidélis, um dos 18 municípios atendidos pela empresa, uma tecnologia internacional inovadora acaba de ser adotada na etapa de filtração da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.

O material filtrante é denominado Filtralite, fornecido pela Saint-Gobain Canalização, e sua composição é a base de argila expandida, que substitui a areia e o antracito usados mais tradicionalmente para este tipo de processo. O material foi desenvolvido para remover mais substâncias contaminantes, assim como aumentar o intervalo de retrolavagem. A tecnologia é utilizada em vários países, com resultados positivos, e foi implantada na operação de São Fidélis, servindo como "projeto-piloto" para a Rio+Saneamento.

“O desempenho do Filtralite na ETA São Fidélis tem demonstrado possibilidade de aumento das taxas de filtração, a melhora da qualidade da água filtrada e o aumento das carreiras de filtração, reduzindo o consumo geral de água para retrolavagem dos filtros. Os testes realizados no Brasil têm corroborado com as experiências internacionais, nas quais já se utilizam Filtralite há anos. Estes resultados geram mais água, mais economia e melhores condições de saneamento para o nosso país”, afirma o Doutor em Saneamento e Diretor da Projetae, Paulo Eduardo Nogueira Voltan.

Saiba mais sobre o Filtralite

Recém-chegado ao Brasil, o Filtralite, da Saint-Gobain Canalização, é uma solução inovadora em argila expandida que vem a substituir areia ou areia e antracito em filtros convencionais utilizados em estações de tratamento de água em empresas de saneamento, indústrias, papeleiras e mineradoras. Entre os seus benefícios está a redução do consumo de energia, o aumento da capacidade de vazão de cada filtro sem necessidade de construção de novos filtros e a entrega de água potável de melhor qualidade.

Por se tratar de um serviço atrelado a um produto, a Saint-Gobain Canalização oferece consultoria técnica pré, durante e pós instalação do Filtralite, atendendo de forma personalizada cada cliente, cada estação de tratamento. A solução vem de encontro a uma demanda mundial de redução de consumo de água e energia, e de companhias, especialmente indústrias como as de alimentos e bebidas, que trabalham com metas ambiciosas de ESG. O Filtralite pode ser caracterizado como pequenos pedaços duros de esponja aberta, cheio de poros internos de diferentes tamanhos.

A água é livre para passar através do próprio corpo de partículas, facilitando o processo de filtragem. Graças à sua estrutura porosa, o Filtralite é um meio de filtragem mais aberto, com espaço extragrande para armazenar partículas. Seu processo de fabricação atinge 1.200°C atingindo uma rigidez que chega a dobrar a vida útil em relação ao que se espera para areia, que é em torno de dez anos.

Além disso, sua estrutura porosa gera uma segunda dimensão de filtração, capaz de aumentar em 50% o volume de água filtrada, além de reduzir em três vezes a necessidade de retrolavagem, economizando assim até 75% em energia elétrica, tempo não produtivo e em 60% a perda de água. Para tratamento de água potável, há dois principais produtos: o Filtralite ® Monocamada, para substituição de areia e o Mono-multi para substituição de Areia (camada inferior) e Antracito (camada superior).

Com payback de dois a três anos, podendo chegar a um ano caso a troca do elemento filtrante já esteja prevista, é uma opção vantajosa para populações crescentes; combate à escassez hídrica, além de ser uma alternativa sustentável sem necessidade de investimento em obra civil de projetos retrofit e ampliação. Sobre a Saint-Gobain Canalização A Saint-Gobain Canalização, fabricante de sistemas em ferro fundido dúctil para transporte de fluidos, é uma empresa brasileira do grupo francês Saint-Gobain (presente em 70 países e no Brasil desde 1937).

A companhia fabrica tubos de ferro fundido dúctil utilizado em obras de grandes adutoras, além de acessórios como conexões, válvulas e tampões com a marca mundial PAM, oferecendo soluções completas para o setor de infraestrutura de água e esgoto; indústria; irrigação; mineração e construção civil, no Brasil e em todos os países da América Latina. A empresa tem atualmente 1.300 funcionários e instala mais de 1.500 km de tubo de ferro fundido dúctil no Brasil por ano.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp