25/07/2023 às 14h38min - Atualizada em 28/07/2023 às 02h01min

Agropaulo inova na produção de óleos essenciais a partir de matérias-primas regionais com foco nas indústrias cosmética e de saneantes

Empresa do Grupo Telles é a única do país a produzir em grande escala o óleo de alecrim-pimenta, bioativo extraído da planta nativa da caatinga nordestina, e a desenvolver linha de produtos sustentáveis, orgânicos e múltiplo uso industrial

Marco Merguizo
Ketchum.com
Grupo Telles (Divulgação)

Agropaulo inova na produção de óleos essenciais a partir de matérias-primas regionais com foco nas indústrias cosmética e de saneantes      Empresa do Grupo Telles é a única do país a produzir em grande escala o óleo de alecrim-pimenta, bioativo extraído da planta nativa da caatinga nordestina, e a desenvolver linha de produtos sustentáveis, orgânicos e de múltiplo uso industrial

A Agropaulo Agroindustrial, empresa do Grupo Telles voltada à produção de commodities e insumos agropecuários, desenvolveu uma linha de óleos essenciais com extratos vegetais aromáticos altamente concentrados e voláteis, elaborada a partir de matérias-primas regionais orgânicas e sustentáveis. É o caso do exclusivo óleo de alecrim-pimenta – planta nativa do sertão nordestino usada tradicionalmente na cura de feridas e de quadros inflamatórios de pele –, e cujo princípio ativo natural é usado pela indústria cosmética para compor a fórmula de sabonetes e antissépticos bucais por sua ação antimicrobiana e antifúngica.

O objetivo da empresa é atender à crescente demanda e o potencial econômico desse tipo de composto extraído de plantas aromáticas por suas múltiplas aplicações, seja na indústria cosmética, para produção de sabonetes e antissépticos bucais, seja na de saneantes, em produtos de limpeza e conservação de ambientes de casas, escritórios, lojas e hospitais.

 

“O mercado global de óleos essenciais vem ganhando corpo, em razão da mudança de comportamento dos consumidores, com um notável crescimento no consumo de produtos orgânicos, naturais e sustentáveis em detrimento de compostos sintéticos e ultraprocessados. No Brasil essa tendência tem se consolidado cada vez mais e por isso buscamos inovar, característica que está no DNA de todas as empresas do Grupo, com nossa linha de óleos essenciais”, ressalta Paulo Telles Neto, presidente da Agropaulo e do Grupo Telles.  

 

Pioneira e a única empresa do país a produzir em escala industrial o óleo essencial de alecrim-pimenta, a Agropaulo conta com uma série de diferenciais que a distingue das demais em um mercado dominado por grandes players globais, e cujo crescimento médio anual é estimado em 7,5%. Com mais de 100ha de área de plantio certificada, dispõe de um laboratório de ponta em Jaguaruana (CE), equipado com aparelhos de alta precisão que realizam rigorosa seleção e controle de plantas, garantindo o padrão de qualidade e a segurança de todo o processo produtivo.  

 

A Agropaulo possui ainda uma equipe multidisciplinar integrada por agrônomos, químicos e farmacêuticos, que é responsável por acompanhar de ponta a ponta todo o processo – desde o plantio e colheita das matérias-primas até o envase do produto final.  Agregando uma série de serviços, os profissionais realizam atendimento customizado e in loco, dando assessoria técnica permanente durante todo o processo de formulação, análise, homologação e certificação final do produto, além de desenvolver outros a partir de novos bioativos orgânicos.  

 

“Em sintonia com o que existe de mais moderno no segmento, utilizamos tecnologia de última geração tanto no desenvolvimento dos nossos óleos essenciais quanto na produção de grãos, linha de fertilizantes, adjuvantes e defensivos naturais e em nossos projetos pecuários desenvolvidos em Tocantins”, salienta o CEO do Grupo.

Todos os óleos do portfólio da Agropaulo, como alecrim-pimenta, capim-limão, citronela e hortelã-do-campo, são orgânicos e certificados pelo IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural), a fim de atender normas nacionais e internacionais, bem como as demandas da indústria cosmética e de saneantes.  

 

Inovação e sustentabilidade – De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), ainda são poucas as espécies nativas exploradas comercialmente no Brasil – daí a Agropaulo investir continuamente em inovação. Para o órgão, o estabelecimento de sistemas de produção sustentáveis como fonte de matérias-primas pode contribuir diretamente tanto para o desenvolvimento econômico e sustentável de determinadas regiões do país quanto para a preservação da biodiversidade brasileira e geração de renda para populações locais.  

 

Segundo estudos da entidade, existem hoje no mundo cerca de 300 óleos essenciais de interesse comercial. O Brasil é um importante ator no mercado global, sendo o maior em quantidade e o quinto em valores exportados, atrás apenas de Índia, EUA, França e China. Quando se considera, no entanto, a quantidade exportada, o país ocupa o primeiro lugar, posição que mantém há mais de 20 anos.  

 

De acordo com recente pesquisa das consultorias internacionais Fortune Business Insights e Markets and Markets, o tamanho do mercado global para os chamados hidrolatos foi de US$ 20 bilhões em 2022 e estima-se um crescimento anual de 7,5% entre 2023 e 2027, atingindo US$ 33,3 bilhões em 2027.  A demanda externa por esses compostos à base de extratos vegetais vem crescendo de modo vertiginoso, sobretudo para atender as indústrias cosmética e de saneantes, mas também há uma curva de crescimento nas áreas farmacêutica, alimentícia e de nutrição animal.

 

A aromaterapia também é dentre outros segmentos, segundo o mesmo estudo, aquele que apresenta maior perspectiva de crescimento ao longo desta década, com um incremento anual médio de 10%. Tendência internacional que deve exercer influência direta sobre o mercado brasileiro, contribuindo para o aumento da produção de óleos essenciais para os nichos de produtos relacionados a bem-estar e estilo de vida.    

Alecrim-pimenta: aplicações e benefícios 

Planta endêmica do Nordeste, o alecrim-pimenta (Lippia sidoides) possui propriedades antifúngicas, antissépticas, anti-inflamatórias e anti-microbianas, sobretudo pela ação de dois ativos principais: o timol e o carvacrol. Alguns estudos também indicam sua ação em inflamações na garganta e na boca, como aftas, gengivites e cáries. Na medicina popular, a planta já foi muito usada sob a forma de pomada para tratamento de pé-de-atleta, sarna, escamações na pele,  couro cabeludo e feridas em geral, além de combater maus odores (pés e axilas) na forma de desodorantes, sabonetes e talcos.  

Sobre a Agropaulo Agroindustrial  A Agropaulo Agroindustrial investe em inovação para agregar valor a produtos agropecuários. Com sede em Jaguaruana (CE), a empresa utiliza tecnologia agrícola de ponta na produção de commodities, em especial, biocombustíveis como o etanol. A empresa também está presente na produção de fertilizantes, pesticidas, óleos essenciais, grãos (milho, soja e sorgo), pecuária leiteira e de corte, em negócios distribuídos entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Tocantins. Sobre o Grupo Telles Inovação, empreendedorismo e compromisso socioambiental são características que definem o Grupo Telles. Com sede em Fortaleza (CE), a companhia é formada por sete empresas – Agropaulo, Ceará Mirim, Ypetro, Naturágua, Yplastic, Santelisa Embalagens e iPark Complexo Turístico. A história do Grupo, mais antiga empresa familiar do Brasil, começou em 1846 com o português Dario Telles de Menezes, produtor de aguardente de cana-de-açúcar numa fazenda histórica do século XIX, em Maranguape (CE). A bebida abriu caminho para uma trajetória de sucesso que atravessa cinco gerações, sempre com a missão de desenvolver produtos que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp