27/07/2023 às 15h40min - Atualizada em 27/07/2023 às 20h56min

Umicore comemora 20 anos sem acidentes com afastamento na sua fábrica em Americana (SP)

Segurança é um dos principais valores globais da empresa, que realiza constantemente ações que engajam ainda mais os seus funcionários no tema

Amanda Caires
Foto: Umicore

A unidade de catalisadores da Umicore (AC), em Americana (SP), está comemorando 20 anos sem acidentes de trabalho com afastamento. Para alcançar esse importante resultado, a companhia, uma das principais fabricantes de catalisadores automotivos do mundo, adotou ações e campanhas que envolvem ativamente os colaboradores no tema. “Em todo este período, contamos com o auxílio de nossos especialistas para o desenvolvimento de projetos que implementaram uma cultura de segurança nas instalações do grupo”, explica Stephan Blumrich, Vice-presidente da unidade de negócios AC da Umicore.

Algumas práticas foram introduzidas por meio de treinamentos para implementar novos programas ou atualizá-los. A grande conscientização do time veio dos grupos de conversas semanais, análises de todos os incidentes para definir melhorias, inspeções de segurança regulares e da apresentação mensal dos indicadores de segurança para os funcionários. “Também estabelecemos um compromisso com nossos empregados, no qual o cuidado deve ser mútuo para que a segurança ganhe mais importância no dia a dia”, pontua Blumrich.

O executivo ressalta que a compreensão do profissional sobre sua situação laboral é a chave para um trabalho seguro. “O trabalhador precisa avaliar se ele está se sentindo estressado, se está com um bom foco naquele momento e se o espaço e as suas ferramentas de serviço estão adequados para executar suas atividades”, afirma ele. “Esse desenvolvimento é de suma relevância, pois eles são as pessoas que mais conhecem as condições do seu posto de trabalho e, como consequência, são os indivíduos que mais possuem condições de averiguar potenciais situações de risco”, acrescenta.

A Umicore também recomenda que os colaboradores não realizem operações que não são seguras e os encoraja a interromper o trabalho, caso eles identifiquem alguma falha. Essas ações engajam o trabalhador e refletem positivamente no seu bem-estar. Outro aspecto positivo é a geração de harmonia no grupo para que esses bons resultados sejam mantidos. 

Para que isso aconteça, os colaboradores também são preparados para permanecer atentos a possíveis problemas na fábrica. Eles ainda são orientados a aplicar técnicas de redução ou eliminação de erros que comprometam a sua integridade física.

Além disso, “segurança” é um valor para a empresa. “Isso criou nos nossos trabalhadores um engajamento essencial e os atos de segurança são praticados 24 horas por dia dentro e fora da organização”, afirma Stephan. O Vice-presidente pontua que adquirir essa cultura organizacional com foco na segurança exige tempo para a adaptação de todos os colaboradores. “Por essa razão, investimos e investiremos todos os anos em oferecer mais informações sobre o tema, conscientizando e capacitando cada vez mais nossas equipes”, destaca, assim evitando que a complacência gere perigos desnecessários. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp