26/07/2023 às 19h05min - Atualizada em 27/07/2023 às 20h52min

Governador recebe presidente eleito do Paraguai para debater cooperação e investimentos

Santiago Peña também recebeu a medalha Ordem do Ipiranga, a mais alta honraria concedida pelo Estado de São Paulo

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/governador-recebe-presidente-eleito-do-paraguai-para-debater-cooperacao-e-investimentos/

O governador Tarcísio de Freitas recebeu o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, nesta quarta-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, para um encontro focado no debate sobre oportunidades de cooperação e identificação de políticas públicas que possam promover o intercâmbio comercial e os investimentos nas duas regiões.

“Desde que assumimos estamos fazendo um esforço muito grande para promover o investimento e criar um ecossistema favorável para a realização de investimentos no nosso território”, afirmou Tarcísio de Freitas, que ressaltou ainda a disponibilidade do governo paulista em cooperar com o Paraguai. “Vamos trabalhar juntos para que este mandato seja extremamente bem-sucedido. Contem com todo o nosso empenho e parceria. É a primeira reunião de aproximação, construção de laços que serão cada vez mais fortes”, completou o governador.

As possibilidades para cooperação entre o Paraguai e o Estado de São Paulo em diversas áreas, como agricultura e sustentabilidade nos setores agrícola, alimentício e tecnológico, também estiveram na pauta do encontro. “Quero unir forças. Nesta primeira reunião é muito importante olharmos para o futuro da mesma forma”, ressaltou Santiago Peña.

O governador de São Paulo estava acompanhado dos secretários Lucas Ferraz, de Negócios Internacionais, Natalia Resende, de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Samuel Kinoshita, da Fazenda e Planejamento, e Arthur Lima, secretário-chefe da Casa Civil.

Outro ponto de destaque durante o encontro foi o desenvolvimento do Porto de Santos, que é fundamental para o estado. Tarcísio de Freitas ressaltou a importância de promover o avanço de projetos que possam oferecer melhorias, como é o caso da ligação seca entre Santos e Guarujá.

As ações do governo paulista para desburocratização e facilitação do comércio também foram apresentadas. “Estamos trazendo iniciativas pioneiras para a área internacional do estado. Queremos que os processos sejam cada vez mais ágeis, para alavancar os negócios em São Paulo. Também trabalhamos em parceria com a Secretaria de Fazenda para agregar benefícios ao Programa OEA – Operador Econômico Autorizado, em nível estadual”, destacou o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz.

Durante o encontro, Santiago Peña recebeu do governador Tarcísio de Freitas a medalha Ordem do Ipiranga, a mais alta honraria concedida pelo Estado de São Paulo.

A comitiva do Paraguai também contou com a participação do embaixador Rubén Ramírez Lezcano, futuro Ministro das Relações Exteriores, do embaixador em Brasília, Juan Angel Delgadillo, do embaixador Luís Fernando Ávalos, Cônsul-Geral em São Paulo, de Javier Giménez, futuro Ministro das Indústrias e Comércio, e de Carlos Fernández Valdovinos, futuro Ministro da Fazenda. O secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia e Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, Laudemar Neto, também participou do encontro.

O post Governador recebe presidente eleito do Paraguai para debater cooperação e investimentos apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp