27/07/2023 às 11h14min - Atualizada em 27/07/2023 às 20h51min

‘Alimentando nossa Cultura’: concurso gastronômico abre inscrições para participantes de todo o país, que poderão concorrer a prêmios de R$ 10 mil

Com inscrições gratuitas e abertas até o dia 31 de agosto, o concurso, promovido pelo Centro Cultural do Alumínio, celebra a riqueza da culinária brasileira com ingredientes típicos do Pará

Nayara Campos
http://www.alimentandonossacultura.com.br/
Imagem de Freepik

O Centro Cultural do Alumínio (CCAL), espaço que promove a arte, a história e a cultura do alumínio, por meio de atividades que abrangem diversas áreas do conhecimento, anuncia a abertura das inscrições para o concurso nacional de gastronomia "Alimentando nossa Cultura”. Em sua primeira edição, o evento é uma realização do CCAL, do Ministério da Cultura - Lei de Incentivo à Cultura, Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro, e celebra a diversidade da culinária brasileira e, em especial, dos ingredientes tradicionais do Pará, tesouro culinário da região norte. O concurso também conta com a chancela da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o patrocínio master das empresas Albras e Hydro, além do patrocínio das empresas Alcoa, CBA e Novelis.

Para participar do concurso, os interessados devem residir no Brasil e apresentar uma receita típica da região pela qual tenham uma memória afetiva, com o uso de, pelo menos, um ingrediente típico do Pará e a utilização de utensílio de alumínio. O Diretor da Quattro Projetos, Flávio Enninger explica que o objetivo do concurso cultural é difundir as inúmeras diferenças e referências gastronômicas presentes na cultura do país. “Quando buscamos retratar no concurso cultural pratos típicos de cada região brasileira, estamos divulgando as tradições e costumes desse povo, e isso é difusão da cultura. Todas as receitas, cada uma com seu fazer, vêm repletas de muita história e tradição”, pontua Enninger.  

 Para a premiação, será escolhida uma receita de cada uma das 6 categorias participantes: Região Sul, Região Sudeste, Região Centro-Oeste, Região Nordeste, Região Norte e Menção Honrosa – que conta com o município de Barcarena, Abaetetuba e Paragominas-PA. No total, serão 6 premiados, cada um com o valor de R$ 10 mil, troféu, certificado de participação, presença na exposição e menção no catálogo de receitas. 

 Entre os jurados da competição, o concurso contará com reconhecidos nomes da gastronomia brasileira como: Chef Dona Carmem Virgínia, gastrônoma, pesquisadora – que une a tradição e a técnica secular da culinária africana com o tempero brasileiro – e também jurada no reality Cozinheiros em Ação e apresentadora de seu próprio programa, Uma Senhora Panela; Chef Léo Modesto, paraense  reconhecido por seu trabalho em prol da cozinha amazônica de raiz e que  participou do reality Mestre do Sabor; e Rosa Moraes, presidente do The World's 50 Best Restaurants, educadora e jornalista, tendo participado como jurada no reality Iron Chef Brasil

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição entre os dias 24 de julho e 31 de agosto no site do concurso, escolher a categoria que deseja inscrever sua(s) receita(s) e enviar fotos do processo, que deve incluir utensílios e embalagens de alumínio, passo-a-passo da preparação e ingredientes do Pará selecionados. Cada participante poderá enviar até 2 receitas para o concurso. 

 

Sobre o Centro Cultural do Alumínio

O CCAL é um espaço público, multidisciplinar que busca fomentar a cultura do alumínio promovendo a informação por meio de uma série de ações que englobam exposições, oficinas, palestras, workshops e um completo acervo. O local é situado na Avenida Dr Cardoso de Melo, 1308, no 4º andar, Conj.42 – Vila Olímpia (SP). A visitação é gratuita e funciona de segunda a sexta, das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 18:00.   

 

Serviço

Concurso Gastronômico - “Alimentando nossa Cultura: Cozinha de fusão e afetividade”. 

Inscrição gratuita

Data de inscrição - 24/07 a 31/08

Evento de avaliação dos jurados - 21/09

Inscrições e mais informações: http://www.alimentandonossacultura.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp