25/07/2023 às 16h32min - Atualizada em 27/07/2023 às 20h45min

Alunos de Minas Gerais são premiados por projeto que estimula empreendedorismo

Proposta que concorreu com 176 projetos visa criar um espaço para microempreendedores na cidade de Desterro de entre Rios

Rejane Guimarães
Ntics Projetos
Divulgação
Alunos de Minas Gerais são premiados por projeto que estimula empreendedorismo


Proposta que concorreu com 176 projetos visa criar um espaço para microempreendedores na cidade de Desterro de entre Rios
 
Quatro estudantes e uma professora da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Desterro de Entre Rios, Minas Gerais, foram premiados pelo Programa de Empreendedorismo e Cultura - P.E.C, promovido pelo Grupo J. Mendes em seis cidades do interior mineiro. Em conjunto, eles apresentaram um projeto para a criação de uma galeria que funcione como um espaço físico para comerciantes e artesãos, além de ser um espaço de convivência da cidade. “Vejo que este projeto abriu a cabeça dos nossos alunos em relação a colocar em prática o que temos ensinado, fazendo com que eles passem a observar o seu entorno e proponham soluções inteligentes para questões relevantes dentro da cidade”, revela Sofia Carvalho, professora de filosofia, especialista em educação e orientadora dos alunos vencedores.

Com atividades em Desterro de Entre Rios, Santa Bárbara, Congonhas, Piracema, Itaúna e Barão de Cocais, o P.E.C é uma realização da NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest, que trabalha com projetos culturais e educacionais voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.  “Neste projeto conseguimos atingir quase 3.400 pessoas, entre alunos e professores, nas seis cidades, levando aos estudantes atividades importantes que estimulam o pensamento crítico e o empreendedorismo de forma sustentável”, completa Igor Furniel, CEO da NTICS.

Orientados pela professora Sofia, o projeto dos alunos Clara Gabriela Oliveira Paula, Diogo Jose de Freitas Cruz, Lavinia Isis de Andrade Souza e Mileny Cardoso Costa concorreu com outros 176 projetos criados por estudantes, número recorde de inscrições.

Programa de Empreendedorismo e Cultura


Alunos tiveram aulas de empreendedorismo, sustentabilidade e sobre as profissões do futuro
 
Estruturado em quatro oficinas, o programa durou cerca de três meses no primeiro semestre de 2023 e, inicialmente, foi disponibilizado em ambiente digital, começando com workshops para formação de professores. Nas atividades presenciais nas escolas foram trabalhados temas como Design Thinking, Inovação, Criatividade, entre outros. O projeto envolveu alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio que tiveram que usar as técnicas que aprenderam para criar um plano de ação a fim de implementar um negócio sustentável e de impacto social.

Os projetos foram apresentados em Feiras de Ideias em cada cidade, sendo avaliados por um corpo de jurados que deu a vitória ao projeto Galeria Desterro. Os alunos e a professora foram premiados com um tablet cada, que deve ser útil para estudo e para uso pessoal.
 
________________________________________________________

Informações para Imprensa
Bacuri Comunicação | Angelo Miguel
[email protected]
(11) 98437-9422 (WhatsApp)
www.bacuricomunica.com
Rejane Guimarães
(19) 98301-8313

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp