27/07/2023 às 00h55min - Atualizada em 27/07/2023 às 00h55min

Vacina QDenga: Proteja-se contra o mosquito Aedes Aegypti

Considerada uma doença perigosa, a dengue é transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, este de aparência semelhante a de um pernilongo. Adaptado ao ambiente urbano, é facilmente encontrado em regiões tropicais e subtropicais, inclusive dentro de casas, cuja proliferação se dá, principalmente, pelo acúmulo de água limpa e parada em recipientes expostos, tornando-se criadouros do mosquito. O processo infeccioso pode ser assintomático ou apresentar sintomas, como febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e erupções na pele. 
Em alguns casos, pode progredir para dengue grave, caracterizada por hemorragia, falta de ar e complicações nos órgãos, com possibilidade de óbito. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), nas últimas décadas, a incidência global da doença aumentou de forma extrema. Somente em 2023, no Brasil, os casos cresceram 43% em relação ao ano passado, segundo informado pelo Ministério da Saúde, em entrevista à CNN Brasil, em abril deste ano.  
Vacinação e recomendações 
Além de manter repouso e ingerir bastante água, em caso de suspeita, é fundamental que o paciente procure um profissional de saúde para um diagnóstico e conduta mais precisos, visto que não há um tratamento específico para a doença. “No atual cenário epidemiológico da dengue, com aumento importante no número de casos, a existência de uma vacina segura e eficaz é uma importante ferramenta no combate à doença”, relata a infectologista do Grupo São Cristóvão Saúde, Dra. Andreia Maruzo Perejão.
Nas Clínicas de Vacinação do São Cristóvão Saúde, a vacina contra o vírus da dengue já está disponível, de forma particular, para o público de 4 a 60 anos de idade. De acordo com a especialista, a QDenga é segura e eficaz contra as quatro variantes do vírus. 
Apesar da sua eficácia, por ser uma vacina de vírus vivos atenuados, é contraindicada a gestantes e nutrizes (amamentando), pessoas imunossuprimidas (seja por doença ou medicação), pessoas com histórico de alergia a algum componente da fórmula e reação de hipersensibilidade a dose anterior. “Assim como toda vacina, eventos adversos podem ocorrer, sendo, em sua maioria, leves - como dor e vermelhidão no local da aplicação. Eventualmente, febre baixa, dores no corpo e cefaleia podem acontecer”, alerta a especialista.  
A vacina possui duas doses, via subcutânea, com intervalo de três meses entre elas. A proteção máxima do organismo após a vacina, observada em estudos, ocorre cerca de 30 dias após a segunda dose; porém, uma proteção significativa é observada 30 dias após a primeira dose, o que a torna recomendada para viajantes que irão para áreas de risco da doença.  
Conforme Dra. Andreia, pessoas que já tiveram dengue devem tomar a vacina, sendo consideradas grupo de risco para dengue grave, além de terem melhor resposta imune à vacina. Já pessoas sem histórico prévio dessa doença também podem receber a vacina. Para tomar as doses da QDenga não é necessário o agendamento.  
Os contatos via telefone: 4305-2052 e e-mail [email protected] estão disponíveis para mais informações. Além disso, o Grupo São Cristóvão Saúde também realiza a aplicação da vacina no formato drive-thru. Para isso, é necessário o agendamento prévio.  

Serviço:
Clínica de Vacinação do São Cristóvão Saúde
Unidade I - Avenida Paes de Barros, 635 - Mooca
Unidade II - Mooca Plaza Shopping Rua Capitão Pacheco Chaves, 313 (Piso L2)
Informações sobre a vacina: 11 4305-2052
Email: [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp