26/07/2023 às 01h21min - Atualizada em 26/07/2023 às 01h21min

Plano de ação

Nissan emplaca com sucesso o Sentra Exclusive como opção de sedã médio no Brasil

A Nissan lançou o sedã médio Sentra no Brasil com a ideia que ele servisse como alternativa no Brasil ao imbatível Toyota Corolla. Depois de quatro meses de embate, o Corolla ainda é líder com sobras, com um emplacamento médio mensal de 3.692 unidades nesse período, ou sete vezes e meia mais que o Sentra, que ficou com média de 487 unidades por mês. Apesar de parecer pouco convincente, este desempenho, na verdade cumpre à risca o planejamento da fabricante para seu sedã médio. O Sentra hoje é o segundo sedã mais vendido do Brasil e os números que obteve em quatro meses são maiores que a soma dos emplacamentos no ano de rivais diretos, de marcas generalistas, como Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruze e Honda Civic.
Um dos motivos para essa performance é o fato de o Sentra realmente fazer frente ao Corolla, tanto em preço quanto em conteúdo. Tanto o Jetta quanto o Civic só têm versões acima de R$ 230 mil, enquanto a versão de topo do Sentra, como a avaliada Exclusive Premium, sai a R$ 177.990, valor semelhante pedido pelo Corolla Altis Premium e pelo Chevrolet Cruze Premier – previsto para sair de linha em novembro próximo. Até por serem versões de topo, estes três últimos sedãs têm conteúdo bem semelhante. Ainda assim, o Sentra leva a vantagem de ter um projeto mais recente, com um design moderno e atraente.
A versão Exclusive Premium traz sensor de luz e chuva, ar-condicionado digital duplo, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos dianteiros com aquecimento, painel com velocímetro e conta-giros analógicos e computador de bordo com tela de 7 polegadas, central multimídia com tela de oito polegadas, rodas de liga diamantadas de 17 polegadas, sistema de som da Bose e teto solar elétrico. O interior Premium é a designação para o acabamento interno em couro sintético na cor Sand.
Na parte de segurança, o Sentra traz faróis e DLR em led, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, seis airbags, alertas para tráfego cruzado traseiro, monitor de mudança de faixa não sinalizada com esterçamento no volante, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, câmera 360º com detecção de objetos em movimento e retrovisor interno eletrocrômico.
Sob o capô, o Sentra tem um motor 2.0 litros aspirado com injeção direta com algumas evoluções em relação ao antigo MR20DD. Nessa versão, ele ganhou um pouco de potência – passou de 147 para 151 cv, tem 20 kgfm de torque e funciona exclusivamente com gasolina. A transmissão é sempre a continuamente variável Xtronic de oitava geração, com conversor de torque otimizado, só que agora ele ganha mais duas relações pré-definidas e chega a oito marchas, com paddle shifts no volante.
 

Ponto a ponto

Desempenho – O motor de 2.0 litros e 151 cv com gasolina empurra o Sentra com alguma facilidade. Ele se mostra mais responsivo que na geração anterior, mas ainda tem de tomar fôlego quando solicitado – como é esperado em um propulsor aspirado. Em baixos giros, este comportamento inspira uma condução mais comedida. O Sentra só fica mais entusiasmado mesmo a partir dos 4 mil giros, quando passa a oferecer a totalidade do torque de 20 kgfm. O zero a 100 km/h em 9,4 segundos expressa bem esse desempenho. Nota 7.
Estabilidade – A suspensão do sedã médio tem um acerto firme, que privilegia o controle das rolagens laterais. Com isso, o Sentra se mostra equilibrado mesmo em curvas mais forçadas. Nas retas, em rodovia, é extremamente neutro, o que se traduz em conforto. Nota 8.
Interatividade – A versão Exclusive traz diversos sistemas avançados de auxílio ao condutor – ADAS na sigla em inglês –, que foram configurados com a preocupação de se desabilitar em determinada ação autônoma a qualquer sinal de resistência do condutor. Isso torna a relação entre homem e máquina mais colaborativa e agradável. Os instrumentos analógicos são de fácil leitura e o computador de bordo é bastante fácil de manusear, mas falta espelhamento sem fio para a central multimídia. O volante multifuncional, a chave presencial, a câmera 360º, e a transmissão automática facilitam a vida do motorista. Nota 8.
Consumo – Na aferição do InMetro para o Programa de Etiquetagem do InMetro, o Sentra teve médias de 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, apenas com gasolina. Isso rendeu classificação A na categoria e C no geral. Nota 8.
Conforto – Além do bom espaço interno oriundo dos 2,71 metros de entre-eixos, o sedã da Nissan é confortável e silencioso. A ergonomia do banco Zero Gravity na frente e atrás, que traz diversos pontos de apoio para a coluna cervical, é de alto nível. Os comandos são acessíveis e intuitivos e o cockpit praticamente veste o condutor. A suspensão é firme, mas filtra bem as irregularidades. Nota 9.
Tecnologia – O Sentra é praticamente uma vitrine da Nissan no Brasil. Tem diversos recursos ADAS, ar duplo, teto panorâmico, chave presencial, faróis em led. Falta espelhamento sem fio na central multimídia, mas a versão traz um sistema de áudio de primeira linha da Bose. Nota 8.
Habitabilidade – O acesso ao habitáculo é facilitado pelo ângulo de abertura das portas e pela altura do sedã, de 1,46 metro. Há bom espaço para cabeças e pernas de quatro passageiros – o lugar central traseiro não é confortável. O porta-malas tem bons 466 litros e o interior traz um bom número de porta-objetos. Nota 8.
Acabamento – O acabamento da versão Exclusive Premium chama a atenção. Não só pela cor castanha claro do couro, batizado de Sand, mas pelo cuidado na montagem e nos detalhes – como o pesponto capitoné dos bancos. Os demais materiais são de boa qualidade, mas não chegam a ser refinados. Nota 9.
Design – O desenho do Sentra pode ser apontado como um dos principais fatores que fizeram o sedã médio da Nissan deixar para trás os rivais, principalmente de Volkswagen e Chevrolet, que sentem o peso da idade. As linhas são modernas e o teto flutuante, apesar de ser um truque de design manjado, ainda causa efeito. As proporções do modelo dão a impressão que esta grudado no chão e gera uma ideia de luxo e esportividade. Nota 9.
Custo/benefício – A proposta da Nissan foi colocar o Sentra para bater de frente com o Corolla e funcionou. O preço do modelo não é um chamariz, mas também não é um empecilho em relação ao segmento. Essa mesma lógica se apresenta em todas as versões do modelo. Nota 7.
Total – O Nissan Sentra Exclusive Premium somou 81 pontos em 100 possíveis.
 

Impressões ao dirigir

Os olhos de quem vê
O Nissan Sentra causa grande impressão por onde passa. Por ser um modelo menos conhecido e ter um visual bastante elegante, o sedã médio da marca japonesa chama muita atenção quando visto pelo lado de fora. A carroceria larga, valorizada pelo desenho dos faróis e lanternas horizontais, e a pequena distância para o solo sugerem que seja um modelo de luxo. Por dentro, esta impressão se mantém por conta do acabamento Sand, com revestimento castanho claro, pouco usual no Brasil por conta do conservadorismo do consumidor. Os demais materiais utilizados no interior não corroboram a ideia de luxo, mas o acabamento é bom e de boa qualidade.
O interior tem bom espaço para cabeças e pernas de quatro adultos, o porta-malas tem corretos 466 litros, o interior tem porta-copos e outros nichos para acomodar objetos de uso imediato. Os comandos estão todos à mão e não há nenhuma dificuldade de acessar os recursos do carro. O modelo tem diversos sistemas que facilitam a vida do condutor, como câmera 360º, sensores e alertas diversos, farol alto automático, ar duplo erc. E o sistema de áudio da Bose é um ótimo complemento em relação ao conforto.
Além da roupagem atraente, o Sentra segue a lógica automotiva nipônica, em que tudo é feito de forma eficiente, sem preocupação de injetar adrenalina em quem dirige. O motor 2.0 consegue acelerar de zero a 100 km/h em comportados 9,4 segundos e o novo câmbio CVT com oito marchas simuladas deu mais agilidade a esta nova geração e é eficiente na hora de encontrar a marcha certa para cada ocasião. Já a suspensão tem excelente compromisso entre conforto e estabilidade. Filtra as irregularidades e mantém um bom controle de carroceria. A função, no entanto, não é instigar quem está ao volante. É um sedã que chega aos destinos com conforto e elegância.
 
Ficha técnica
Nissan Sentra Exclusive Premium
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.997 cm³, aspirado com quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando variável na admissão e injeção direta de combustível.
Potência máxima: 151 cv a 6 mil rpm.
Torque máximo: 20 kgfm a 4 mil.
Aceleração 0-100 km/h: 9,4 segundos.
Diâmetro e curso: 84 mm X 90 mm. Taxa de compressão: 11,7:1
Transmissão: Câmbio continuamente variável com oito marchas pré-definidas à frente e uma a ré. Possui controle de tração. Tração dianteira.
Velocidade máxima: 200 km/h.
Suspensão: Dianteira McPherson com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos. Traseira multilink com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle de estabilidade.
Pneus: 215/50 R17.
Freios: Dianteiros discos ventilados dianteiros e traseiros a tambor. ABS com EBD de série e frenagem autônoma de emergência.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,65 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,46 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série.
Peso: 1.381 kg.
Capacidade de carga: 375 kg.
Capacidade do porta-malas: 466 litros.
Tanque de combustível: 47 litros.
Produção: Aguascalientes, México.
Lançamento da geração no Brasil: 2023.
Preço da versão: R$ 174.990.
Opcional: pintura em dois tons (R$ 3 mil)
Preço da unidade avaliada: R$ 177.990.

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