24/07/2023 às 17h36min - Atualizada em 24/07/2023 às 20h00min

Bracell recebe selo internacional de produção de energia renovável

Certificado comprova a transparência sobre a origem da energia 100% renovável gerada pela companhia

Elisa Destro
São Paulo, 24 de julho de 2023 – A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, recebeu o selo I-REC (International REC Standard), que atesta a integridade da energia 100% renovável gerada por sua operação localizada em Lençóis Paulista, em São Paulo. O documento, emitido pelo Instituto Totum, é mais um indicativo da priorização de práticas sustentáveis pela companhia.

Daniel Bittencourt, head de Energia da Bracell, explica que a produção da energia sustentável se dá a partir da biomassa de eucalipto, por meio do licor negro gerado no processo produtivo. “Utilizamos sistemas e controles adequados que garantem a precisão e integridade dos volumes de geração. Como resultado, além de atender nossas operações, conseguimos disponibilizar a energia excedente ao GRID nacional por meio da conexão da subestação 440 kv, com volume mensal entre 150 MW a 180 MW”, diz.

Para Marcio Nappo, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Bracell, o recebimento do selo I-REC atesta a transparência sobre a origem da energia renovável da empresa. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento que reforça como a sustentabilidade é um pilar estratégico da Bracell, com desdobramentos em todos os nossos processos. Para se ter uma ideia, a energia verde que geramos é capaz de atender 750 mil residências ou cerca de três milhões de pessoas”.

Desde dezembro de 2021, a Bracell possui aprovação oficial - emitida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para a operação comercial de sua usina termelétrica, com 409.307 MW de capacidade instalada.

Em sua unidade localizada na Bahia, a companhia também trabalha com geração de energia a partir de fontes renováveis, também gerada a partir da biomassa de eucalipto, por meio do licor negro gerado neste processo produtivo. A energia gerada abastece a fábrica e o excedente é comercializado. Em 2022, a empresa comercializou o total de 892.491,094 MWh em suas operações no Brasil.


Sobre a Bracell 
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo e conta com operações no Brasil nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. A Bracell também é signatária do Pacto Global e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU Mulheres. 
 
Sobre a RGE 

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp