23/07/2023 às 20h00min - Atualizada em 24/07/2023 às 16h08min

Síndrome do Olho Seco: 18 milhões de pessoas sofrem com a doença no Brasil

Umidade baixa é um dos fatores de risco da doença

Flávia Ribeiro
Divulgação Pixabay
Ardor, coceira e vermelhidão estão entre os sintomas da síndrome do olho seco. Este é o mês marcado pelo Julho Turquesa, campanha dedicada à prevenção da doença que se caracteriza pelo ressecamento da superfície ocular. Segundo a Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco (Apos), 18 milhões de pessoas sofrem com a doença no Brasil.

Outro fator que agrava a doença, é a baixa umidade. Brasília, por exemplo, é conhecida por ter um período intenso de seca, com umidade relativa do ar ficando abaixo dos 20%. E isso é sinal de alerta para a Dra Núbia Vanessa, médica oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos. “Poucas pessoas têm consciência dos problemas que podem ser gerados ou agravados pela diminuição da lubrificação dos olhos. O uso excessivo de telas, atrelado a baixa umidade, sem os cuidados necessários pode gerar desde alergias a doenças oftalmológicas."

A conjuntivite também aumenta nesse período de frio e seca, principalmente em crianças, afirma a oftalmologista. "Por não terem a imunidade formada, as crianças são mais propensas às alergias em geral. Porém a conjuntivite alérgica, diferentemente da viral e bacteriana, não é contagiosa."

A especialista recomenda cuidados, como manter o corpo hidratado, usar óculos com proteção solar, não coçar os olhos, descansar os olhos das telas e instilar colírio lubrificante prescrito pelo médico oftalmologista.

Dra Núbia ressalta ainda que se houver quaisquer alterações é importante buscar um especialista, pois a síndrome de olho seco pode ser prolongada e exacerbada pelo uso de determinadas medicações para outras comorbidades, como diabetes, hipertensão arterial e doenças do sistema nervoso central entre outras, tornando-se necessário tratamentos específicos além dos colírios lubrificantes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp