24/07/2023 às 10h53min - Atualizada em 24/07/2023 às 16h06min

Oito em cada dez consumidores belo-horizontinos vão presentear no Dia dos Pais

O valor médio investido será de R$ 123 e a maioria deve comprar em lojas físicas. Pagamento via PIX cresce em comparação ao último ano e roupas lideram a lista

Assessoria de Imprensa
https://www.cdlbh.com.br/imprensa/oito-em-cada-dez-consumidores-belo-horizontinos-vao-presentear-no-dia-dos-pais/
Divulgação

Os belo-horizontinos estão dispostos a presentear neste Dia dos Pais. De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), com 200 consumidores da capital mineira, entre os dias 14 e 26 de junho, em perguntas de múltipla escolha, 89,1% dos consumidores pretendem homenagear os pais com um presente especial no dia 13 de agosto. Esse índice de intenção de compra representa um crescimento de 25,1 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2022, quando foi registrada uma intenção positiva de 64% dos entrevistados. O presente de filhos para pais lidera as homenagens (76,5%). Mas também serão presenteados maridos e/ou pai dos filhos (13,4%), irmãos (6,7%), padrinhos e/ou tios (3,4%). 

“O Dia dos Pais vem se fortalecendo comercialmente a cada ano. Os filhos estão motivados a presentear, especialmente após os dois anos de isolamento social. Esse sentimento aquece o comércio e inicia o segundo semestre com mais fôlego”, analisa o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Os consumidores pretendem comprar um presente e investir, em média, R$ 123,30. Comparado ao mesmo período do ano passado, esse valor sofreu uma redução de 1,4%, considerando que o tíquete médio foi de R$ 125. 

Itens de maior procura

De acordo com os consumidores ouvidos pela pesquisa, os presentes que devem liderar a lista são:

  • Roupas: 58,1%
  • Calçados: 27,9%
  • Cosméticos: 18,4%
  • Bebidas: 11,7%
  • Acessórios (relógios, óculos de sol, entre outros): 11,2%
  • Malas ou mochilas: 3,9%
  • Guloseimas: 2,8%
  • Aparelhos eletrônicos: 2,8%

Na comparação dos quatro presentes mais procurados deste ano com o anterior, a variação foi a seguinte: 

  • Roupas: 2023: 58,1% | 2022: 38%
  • Calçados: 2023: 27,9% | 2022: 18,4%
  • Cosméticos: 2023: 18,4% | 2022: 6,1%
  • Bebidas: 2023: 11,7% | 2022: 6,1%

O tíquete médio dos quatro itens de maior saída são de R$ 104,36 para roupas; R$ 128,50 para calçados; R$ 150,75 para cosméticos e R$ 120,23 para bebidas. 

A pesquisa argumentou quais são os fatores que influenciam a escolha do presente. Os motivos citados pelos entrevistados foram: desejo da pessoa a ser presenteada (31,3%); necessidade do presenteado (30,7%); desconto e/ou preço dos produtos (17,3%); qualidade do produto (15,6%); facilidade de troca após a compra (3,9%); sustentabilidade do produto (0,6%) e recomendações de amigos (0,6%). 

Formas de pagamento

Segundo a pesquisa da CDL/BH, a maioria dos consumidores (78,8%) irá optar pelo pagamento à vista, um crescimento de 7,9% em comparação à data do último ano, que registrou 73%. Dentro da modalidade à vista, foram citadas as seguintes formas: cartão de débito (27,4%); parcela única no cartão de crédito (22,3%); PIX (16,8%) e dinheiro (11,7%). O pagamento parcelado deverá ser a escolha de 21,2%, dividindo-se em parcelamento no cartão de crédito (20,1%) e crediário (1,1%), com uma média de três parcelas. “Dentre as formas de pagamento disponíveis no mercado, o PIX é o que vem apresentando maior crescimento. No Dia dos Pais de 2022, por exemplo, ele foi a escolha de 8% dos consumidores. Neste ano, sua utilização prevista para a data mais que dobrou. Isso mostra a necessidade dos comerciantes se adaptarem aos novos hábitos de compra. Quem não estiver aberto a mudanças, perderá competitividade a médio e longo prazo”, alerta o presidente da CDL/BH. 

Lojas físicas lideram local de compra

Ao serem questionados sobre onde pretendem realizar as compras, 70,4% dos entrevistados afirmam que irão às lojas físicas. Foram mencionados os seguintes tipos de estabelecimentos: lojas de rua (38%); shopping center (28,5%); internet (24%) e pequenos autônomos (3,9%). 

Em relação à preferência pelo comércio de rua (30%), o índice é 41,6% maior que o do ano passado, quando 22% dos consumidores disseram que iriam comprar nos estabelecimentos físicos. 

Compras de última hora

O período de maior movimentação será às vésperas do Dia dos Pais, com 78,2% realizando as compras na semana que antecede a data, e 11,2% cerca de 15 dias antes. Os que afirmaram que realizam a compra, pelo menos, com um mês de antecedência totalizam 8,4% dos entrevistados e 2,2% já compraram os presentes. 

Churrasco para celebrar a data

Em comemoração ao Dia dos Pais, 76,9% dos entrevistados disseram que irão realizar um churrasco ou refeição especial em casa. Já 15,4% vão a algum bar ou restaurante; 3,8% pretendem fazer um passeio pela cidade; 3,1% irão comemorar em sítio e 0,8% deve ir ao cinema ou teatro. 

Para os consumidores que irão celebrar a data, 67,1% pretendem ter um gasto semelhante ao do último ano; 17,8% acreditam que o investimento será maior e 15,1%, menor. 

Influência para escolher o local de compra

Segundo os participantes da pesquisa, os sete fatores levados em consideração para escolher o local de compra são: 

  • Preço dos produtos: 26,3%
  • Qualidade dos produtos: 15,6%
  • Educação e cortesia dos funcionários: 10,6%
  • Agilidade no atendimento: 10,1%
  • Credibilidade da loja: 8,4%
  • Confiabilidade do site: 5,6%
  • Conforto: 5%
  • Cupom de desconto: 4,5%

Na hora de fechar o negócio, 52,7% dos consumidores afirmam que pesquisam os preços e compram em lojas físicas; 25,9% analisam os valores e compram online; 16,9% pesquisam em lojas virtuais e compram nas físicas e 4,5% avaliam o produto em loja física e finalizam a compra no e-commerce.


 
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