24/07/2023 às 14h18min - Atualizada em 24/07/2023 às 16h00min

Um novo crescimento para a construção civil

A autora é Danielle Felipe, product manager e sócia da Projelet, empresa especializada em soluções inteligentes para a construção civil

Naves Coelho
divulgação/Projelet
Duraram alguns anos as projeções de crescimento do mercado da construção civil no Brasil. O setor venceu de goleada os impactos da pandemia de coronavírus e superou até mesmo a forte inflação que elevou os preços dos insumos. De tal forma que, nos últimos três anos, observaram-se avanços que apontaram para a casa de dois dígitos. Os projetos imobiliários pareciam simplesmente imunes aos piores cenários econômicos.
 
Mas à medida em que a crise pandêmica foi sendo aos poucos minimizada, a expectativa inicial de uma expansão ainda maior da construção civil foi dando lugar a um recuo inesperado. Para este ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) trabalhava com uma projeção de alta de 2,5%, mas esse parâmetro já foi revisto para 2%, diante da performance do setor no primeiro semestre.
 
Apesar da retomada do programa Minha Casa, Minha Vida pelo governo federal e o aumento do teto passando de R$ 254 para R$ 350 mil, os obstáculos ainda inibem o fôlego das construtoras e naturalmente também dos clientes. Vale lembrar que até março de 2021 a taxa Selic operava em 2% ao ano, o menor valor da história. Isso fazia compensar, e muito, a alta dos insumos. Agora, o cenário é de uma taxa de juros altíssima, a 13,75%, tornando o crédito imobiliário mais caro, e com o incremento da elevação dos preços.
 
Mas é preciso também refletir para além da visão econômica e não jogar a culpa para todos os problemas nos números. A criatividade sempre foi uma das ferramentas indispensáveis da construção civil, e neste momento é imprescindível que ela faça a diferença nos projetos em curso. Uma das formas é oferecer soluções que resultem em valores mais acessíveis aos consumidores e entender melhor o novo perfil do consumidor, implementando propostas que o reaproximem do mercado.
 
O setor é um dos que mais ganham em inovação, e isso significa um leque ainda mais amplo de possibilidades, inclusive no quesito dos insumos. Há uma diversidade de materiais à disposição do setor, sendo que muitos dos quais são preteridos diante dos produtos usualmente aceitos de modo geral. Além disso, há benefícios que se convertem numa economia futura para o dono do imóvel, oferecendo uma economia maior a longo prazo. Uma das tecnologias que ganhou forte adesão justamente por este efeito positivo são os painéis solares, que caíram no gosto dos brasileiros.
 
Assim como este caminho, há vários outros disponíveis, do tipo de tijolo aos materiais de acabamento; do consumo de energia ao consumo inteligente de água. Compete ao setor, não ao cliente, a iniciativa de ampliar o leque de possibilidades, de modo que permita viabilizar o sonho. É com inteligência, criatividade e tecnologia, sem abrir mão da qualidade, que a construção civil pode retomar o rumo do seu desenvolvimento.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp