21/07/2023 às 10h55min - Atualizada em 22/07/2023 às 00h01min

Febraban viu que 9 entre 10 agricultores do Brasil são ESG. Afinal somos ou não bons nesse jogo?

As avaliações dos mercados de café (95%), cana de açúcar (93%) e soja (88%) também são positivas

José Luiz Tejon
www.tejon.com.br
divulgação

Conversei com Marcelo Pimenta, CEO da Serasa Experian Agro, que apresentou um recente estudo para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) numa gigantesca amostra de 337.776 mil produtores rurais de todo país, desde familiares até grandes exportadores revelando que 91,8% deles atuam em compliance com as exigências socioambientais, o que passou a ser uma exigência do Banco Central para a concessão da linha de crédito e fundos de investimentos.

Um estudo anterior sobre 163 mil produtores que haviam solicitado crédito rural no ano passado, mostrava 99% dos agricultores corretos nas exigências socioambientais. Uma amostra maior foi preparada, não apenas sobre um universo que havia pedido crédito rural, mas sobre todos os trabalhadores, pessoas naturais, com foco nas três principais culturas: café, cana de açúcar e soja.

O estudo relaciona CPF’s às propriedades dos produtores rurais em termos de práticas financeiras e socioambientais. Essa análise hoje envolve os sistemas Score ESG, e Agro Score, que tem um banco de imagem adquirido pela Serasa, chamado agrosatélite. Com essa composição foi possível extrair informações de diferentes culturas e biomas e comprovar a situação ambiental agrícola, e isso irá permitir um fato adicional muito importante, revela Marcelo Pimenta: “produtores com baixa pontuação no aspecto crédito financeiro, mas com bons indicadores ESG, poderão ser resgatados e estimulados para melhoria dos indicadores e acessarem linhas de crédito mais compatíveis com seu perfil.  Ou seja, o estudo mostrou que 16,8% dos produtores tem score ESG alto, mas Agro Score de crédito baixo. Então aí está uma oportunidade de trabalho com foco na melhoria dos indicadores financeiros sobre produtores que são bons no campo e na sustentabilidade.

Ou seja, a reunião de uma das maiores corporações mundiais de banco de dados, com satélite, Serasa Experian, se voltando agora ao universo do agronegócio. Vamos através destes recentes estudos constatando que: “sim, de 90 a 99%, dependendo dos estudos apontados até aqui, inclusive um que menciono sempre do Dr. Raoni Rajão, professor de gestão ambiental da UFMG, colocam a gigantesca maioria do agronegócio brasileiro num quadrante superior de compliance com as conformidades ESG. No café 95,6%, na cana de açúcar 93,3%, soja 88,5%. Média: 91,8% neste estudo Serasa Experian.

Ou seja, somos bons nesse jogo. Quem teme perder já está vencido, não há o que temer.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp