21/07/2023 às 11h49min - Atualizada em 22/07/2023 às 00h01min

Mês do Voluntário: valorizando quem faz a diferença

Na Obra Lumen de Evangelização, o voluntariado é o que move todos os trabalhos realizados, no atendimento e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Comunidade possui 33 sedes no Ceará, em diversas cidades do Brasil e em Guiné-Bissau, na África

Giuliano Villa Nova
Assessoria de Comunicação
O voluntariado gera um impacto positivo tanto para quem recebe ajuda quanto para quem oferece seu tempo e habilidades. Os voluntários desenvolvem competências, ampliam suas redes de contatos e encontram propósito, promovendo o bem-estar emocional e mental, na construção de uma sociedade mais solidária e justa. É nessa perspectiva que se celebra o mês do Voluntário, em julho. A data foi inspirada no dia 7 de julho, que foi instituído no Brasil em 1979, como o Dia do Voluntário Social. Na Obra Lumen de Evangelização, o voluntariado é o que move todos os trabalhos realizados, no atendimento e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A comunidade é totalmente mantida por doações voluntárias, sem valores fixos, e não recebe incentivos públicos para a manutenção de suas atividades.

“Na Obra Lumen, o voluntariado desempenha um papel fundamental. Quando valorizamos o voluntariado, reconhecemos a capacidade de cada indivíduo de fazer a diferença. Ser voluntário é promover a inclusão, permitindo que pessoas de diferentes origens se unam em prol de uma causa comum”, analisa Marcus Brito, membro do conselho da Obra Lumen.

Projetos
Atualmente, a Obra Lumen possui 33 sedes no Ceará, em diversas cidades do Brasil e em Guiné-Bissau, na África. Diariamente, são acolhidas centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade, com atividades sociais e de evangelização. Elas participam de diversos projetos sociais, como o “Ciranda do Aprender” e “Com Deus tem jeito” - que já foi apresentado ao Papa Francisco.

“Ao valorizar o voluntariado, estamos trabalhando para termos cidadãos mais conscientes e comprometidos com o bem-estar coletivo. A educação para a solidariedade e a responsabilidade social é fundamental para construir uma sociedade justa e sustentável, com uma visão cristã e de amor ao próximo”, observa Marcus Brito.

Para o membro do conselho da Obra Lumen, apoiar e incentivar a participação do voluntariado é uma oportunidade de transformar vidas e fazer a diferença. “Valorizar o voluntariado é reconhecer sua importância na construção de uma sociedade inclusiva, fortalecer os laços comunitários, promover o crescimento pessoal e contribuir com uma parcela de colaboração para solucionar problemas sociais”, reforça Marcus Brito.

A Obra Lumen
A Obra Lumen de Evangelização é uma comunidade católica com o carisma de ser luz para o mundo. Encontra o sentido de sua existência ao sair de si para ir ao encontro do outro, especialmente daqueles que mais sofrem e mais precisam ser amados, ou seja, o Cristo Abandonado nos pobres. Para isso, o Projeto Lumen Ser Feliz realiza campanhas para arrecadação de doações e novos cadastros de voluntários. O objetivo é incentivar a participação da sociedade e aproximá-la da realidade dos mais abandonados.

Serviço:
Para ajudar os projetos sociais da Obra Lumen: Pix [email protected]
Para ser um membro Ser Feliz basta acessar o endereço https://www.lumenserfeliz.com e realizar o cadastro.
Redes sociais: @lumenserfeliz e @obralumen

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp