21/07/2023 às 14h08min - Atualizada em 22/07/2023 às 00h01min

Museu do Samba promove Ação Griô com neta de Clementina de Jesus

Evento receberá estudantes do Morro da Mangueira e público em geral em 25 de julho, data que celebra a mulher negra no Brasil e na América Latina

JEAN CLAUDIO SANTANA SILVA
Museu do Samba - Ascom
Diego Mendes
Em celebração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorados anualmente em 25 de julho, o Museu do Samba realizará uma edição especial do evento Ação Griô com a cantora e compositora Vera de Jesus, neta da lendária Clementina de Jesus, imortalizada como a Rainha do Partido Alto. Uma plateia com cerca de 20 crianças do Morro da Mangueira, participantes do projeto de afro-letramento e reforço escolar, ouvirá histórias e canções da sambista. A programação acontece a partir das 15h e é aberta ao público em geral.


A Ação Griô é parte do projeto Educativo do Museu, voltado para estudantes da rede pública de ensino da Mangueira e arredores, tendo como foco a valorização do samba e da cultura afro-brasileira no ambiente escolar. O projeto é uma ação patrocinada e incentivada pela Light e pelo Governo do Estado do Rio, através da lei Estadual de Incentivo à Cultura


De origem africana, o termo “griô” á atribuído à pessoa que é guardiã da memória de um povo, por meio da transmissão oral dos saberes.  A Ação Griô do Museu do Samba promove o encontro de estudantes e público em geral com baluartes do samba que, por meio da contação de histórias, revelam casos pouco conhecidos da vida de sambistas nos palcos e nos bastidores das escolas de samba.  Já participaram do projeto mestres de bateria, porta-bandeiras, compositores e baianas, entre outros.

Vera de Jesus tem 62 anos e estreou como cantora em 2015 interpretando sucessos da avó Clementina e composições próprias. Além da carreira solo, ela é integrante do grupo Matriarcas do Samba, quarteto formado ainda pela neta de Cartola, Nilcemar Nogueira, e pelas filhas de Zé Kéti e Candeia, respectivamente, Geisa Kéti e Selma Candeia.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp