21/07/2023 às 10h52min - Atualizada em 21/07/2023 às 20h16min

Empreendedorismo Feminino

Mulheres que impulsionam outras mulheres

Alessandra Siegel
* Artigo de Martina Hanna do Nascimento El Atra
 
Desde os primeiros momentos da minha vida, fui direcionada ao espírito empreendedor. E minha grande inspiradora foi, e continua sendo, minha mãe, uma mulher visionária e empreendedora nata, que passou a me levar para a escola dela (já era a dona do negócio) em um cesto quando eu tinha apenas 10 dias de vida. Essa experiência inicial, embora pequena, plantou sementes de empreendedorismo em meu coração. E, de lá para cá, só germinaram.

Conforme eu crescia, minha curiosidade e vontade de aprender só aumentavam. Aos poucos, comecei a vender doces na porta da escola, desenvolvendo habilidades de negociação e entendendo o real valor do trabalho árduo. Aos 13 anos, tive minha primeira experiência profissional, trabalhando em diferentes áreas na escola da minha mãe. Fui auxiliar de professora, auxiliava nos afazeres administrativos e desempenhava todas as tarefas com dedicação.

Embora eu não fosse uma aluna brilhante, sempre soube o que queria. Ao decidir entrar para a faculdade de Direito, senti uma conexão profunda com essa área e sabia que estava trilhando o caminho certo para minha vida. Minha jornada acadêmica foi marcada pela dedicação, estagiando em pequenos escritórios de advocacia e no Juizado Especial Cível da PUC. Essas experiências foram cruciais para fortalecer meus conhecimentos e construir uma base sólida em minha carreira. E mais, me fizeram ter certeza do que eu queria fazer para o resto da minha vida.

Ao me formar, decidi que era hora de trilhar meu próprio caminho no mundo do Direito. Comecei a trabalhar no escritório em que sou sócia hoje, inicialmente como empregada. Anos se passaram e minha dedicação, comprometimento e paixão foram os diferenciais que me fizeram ser notada, pois fui convidada a me tornar sócia e administradora do escritório, um marco importante em minha jornada empreendedora.

Determinada a ir além, decidi explorar um nicho de mercado emergente: o Direito Digital, a Privacidade e a Proteção de Dados. Com dedicação e estudo árduo, tornei-me uma especialista na área, acompanhando de perto as mudanças nas leis e regulamentações. Meu conhecimento aprofundado e meu compromisso em oferecer o melhor serviço possível aos clientes permitiram que eu me destacasse nesse campo, criando a área dentro do meu escritório, pela qual já coordenei diversas implementações à LGPD em mais de 20 empresas.

Hoje, além de ser sócia da MABE Advogados, sou fundadora do W Meet, um grupo de mulheres criado com o intuito de promover novos negócios entre as mulheres, o conhecimento e o empreendedorismo feminino, sempre atrelados a um propósito.

Entendo que esse é apenas o começo da minha história. Sigo meu caminho de auxiliar as pessoas de diferentes formas e de estar sempre renovando conhecimento sobre diferentes assuntos, principalmente relacionados ao Direito Digital, mas também sobre empreendedorismo feminino, abrindo portas e auxiliando outras mulheres nessa jornada.
Realmente acredito que juntas podemos ser muito mais fortes!   

*Martina Hanna do Nascimento El Atra é Empreendedora, Advogada Especialista em Direito Digital pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Atua com Direito Digital, Privacidade de Dados, Direito Empresarial e Contratual.
Há histórias que nos inspiram, que nos fazem acreditar em nosso próprio potencial e nos mostram que, independentemente de quais obstáculos podemos encontrar no caminho, o verdadeiro sucesso é alcançado com dedicação e perseverança. Minha história como empresária começou com os primeiros passos nos negócios de minha família.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp