21/07/2023 às 10h54min - Atualizada em 21/07/2023 às 20h12min

Engajamento de professores e alunos em educação financeira aumenta, mas ainda há barreiras, mostra pesquisa do Instituto XP e Nova Escola

Houve aumento no número de docentes que usa conteúdos sobre o tema nas aulas, mas jovens ainda enfrentam desafios decorrentes da pandemia para se desenvolverem

JB
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Sete em cada dez professores acreditam que educação financeira deve ser discutida nas escolas, e cada vez mais pessoas da comunidade escolar acreditam que o tema é para todos. É o que mostra a segunda edição de uma pesquisa do Instituto XP, em parceria com a Nova Escola, feita a partir de entrevistas com cerca de mil professores de escolas públicas realizadas ao longo de novembro e dezembro de 2022.

O objetivo do Instituto XP e da Nova Escola com esta pesquisa é acompanhar a evolução dos indicadores referentes ao ensino sobre dinheiro, consumo e orçamento familiar após a implementação do tema transversal e disponibilização do programa de capacitação para os docentes.  Após a primeira edição, entregamos diversos conteúdos gratuitos adaptados às necessidades identificadas na pesquisa. E, após a análise dos resultados coletados nesta última edição, iremos avaliar o quanto esses materiais apoiaram de fato a implementação do tema nas escolas. 

De acordo com o levantamento, a percepção sobre a relevância do tema se mantém elevada. De 2021 para 2022, houve um aumento na percepção de que educação financeira é para todos, passando de 42% para 53%. Além disso, a proporção de professores que usa conteúdos sobre educação financeira no contexto das aulas quase dobrou (de 12% para 23%) e o percentual referente à percepção de que os alunos estão preparados para absorver o tema saltou de 52% para 89%. 

“Nosso grande sonho é levar educação financeira para 50 milhões de pessoas no Brasil nos próximos 8 anos e sabemos que o engajamento dos professores, tendo em vista que são multiplicadores do conhecimento, é essencial. Além disso, o envolvimento dos alunos no tema também é imprescindível, visto que eles são agentes fundamentais para mudança de cultura que almejamos em suas famílias e comunidades.”, destaca Gabriela Torquato, head do Instituto XP. 

“A percepção quase unânime de que a educação financeira é importante também impulsiona nosso projeto para que possamos expandi-lo com o apoio dos professores e da sociedade. Por isso, continuaremos fomentando a discussão do tema dentro do ambiente escolar, fornecendo as ferramentas e apoios necessários para que a educação aconteça de fato. Saia do reconhecimento e vire efetiva”, complementa Torquato. 

Consequências da pandemia e preparação dos professores 

A segunda edição da pesquisa do Instituto XP em parceria com a Nova Escola também sinalizou alguns dos maiores obstáculos para o progresso da educação financeira dentro das escolas. Os principais desafios dos alunos, na percepção dos professores, são: a adaptação do conteúdo à capacidade de aprendizado (79%); a ansiedade elevada (52%); e os problemas em casa (51%). Os três estariam relacionados a sequelas da pandemia, que desencadeou o afastamento temporário das aulas presenciais e, consequentemente, implicou perdas mais significativas para os estudantes. 

Já em relação aos próprios professores, o percentual dos que se dizem preparados para ensinar a disciplina passou de 32% para 50%. Na contramão, os indicadores dos que se consideram pouco ou nada preparados também subiram: de 12% para 32% e de 0 para 4%, respectivamente. Uma hipótese para estes resultados é que, conforme a temática foi implementada, os professores identificaram brechas em sua metodologia de ensino e se sentiam despreparados para lidar com os conceitos. Portanto, antes de ensinarem, buscaram conhecimento para si mesmo. 

E, ainda de acordo com os docentes, duas ferramentas se destacaram no incentivo da aprendizagem: a utilização de exemplos pessoais para aproximar os alunos do tema aumentou de 24% para 40%, de 2021 para 2022, e a internet continuou ganhando relevância como principal fonte de pesquisa sobre o assunto, sendo mencionada por 78% e 84% dos professores entrevistados em 2021 e 2022, respectivamente.  

"A educação financeira é um tema de extrema importância é capaz de gerar transformações práticas para o dia a dia dos alunos. Portanto, é primordial colaborar para  que os professores conheçam boas práticas e conteúdos de qualidade que os ajudem a trabalhar este assunto na sala de aula", acrescenta Ana Ligia Scachetti, CEO da Nova Escola, que disponibiliza gratuitamente diversos materiais para professores por meio de sua plataforma online gratuita.

Sobre o Instituto XP

O Instituto XP nasceu com o propósito de impulsionar a transformação da Educação financeira no Brasil, empoderando as pessoas para escolherem a vida que querem para si. Para que todo mundo – desde cedo – entenda a influência das finanças na própria vida, aprendendo a tomar conta do dinheiro, de si mesmo e do seu futuro.  

Seu objetivo é levar Educação financeira para 50 milhões de brasileiros e brasileiras em situação de vulnerabilidade financeira em um prazo de dez anos e, para isso, conta com um ecossistema de parcerias estratégicas capazes de educar, inspirar, mobilizar e agir em diferentes frentes. Todas as iniciativas do Instituto XP - entre cursos online, atividades presenciais, jogos pedagógicos, concursos, entre outras - são gratuitas para o público. Para mais informações, acesse: https://www.xpeducacao.com.br/instituto-xp 

Sobre a Nova Escola

A Nova Escola é uma organização de impacto social, sem fins lucrativos, que tem como missão fortalecer educadores para transformar a Educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo de seu potencial. Referência absoluta no desenvolvimento de conteúdo para professores desde 1986, quando atuava no segmento de revista impressa, em 2015, com o apoio da Fundação Lemann, transformou-se em uma plataforma digital, com mais de 3,1 milhões de acessos mensais. Produz Reportagens, Cursos autoinstrucionais, Formações, Planos de Aula e Materiais Educacionais, gratuitos, para apoiar professores, coordenadores pedagógicos e diretores que atuam na Educação Básica das escolas públicas brasileiras. Saiba mais em www.novaescola.org.br.


 
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