21/07/2023 às 10h58min - Atualizada em 21/07/2023 às 20h07min

70% das pessoas que se exercitam não possuem uma dieta orientada por um profissional: Quais os prejuízos disso para a saúde?

Tão importante quanto praticar exercício físico é manter uma alimentação balanceada e orientada por profissionais; entenda por que esse acompanhamento deve ser considerado

Arlindo Batista
Reprodução/Pinterest.

Apostar em uma alimentação adequada é um fator-chave para otimizar os resultados dos treinos e maximizar o potencial do corpo. O grande problema dessa equação é que muitos acabam negligenciando esse aspecto, não lhe dando a devida importância. 

 

A relação entre dieta e exercício é inegável, de forma que adotar uma abordagem consciente pode ser um diferencial na busca por uma vida mais saudável e ativa. A conexão entre uma alimentação equilibrada e o aprimoramento dos treinos é uma realidade respaldada por especialistas em saúde e condicionamento físico. 

 

Apesar disso, atualmente estamos diante de uma estatística preocupante: 70% das pessoas que se exercitam não possuem uma dieta orientada por um profissional. Os dados são da pesquisa “Brasil é uma das maiores potências fitness do planeta”, realizada pela Athletic, a  principal empresa de equipamentos para academia da América Latina.

 

Isso também revela que muitos ainda subestimam o poder que uma dieta adequada exerce sobre o alcance de metas esportivas, resultando em um obstáculo significativo para alcançar os objetivos desejados.

 

Pensando nisso, preparamos este artigo para explorar os motivos por trás dessa falta de orientação, bem como os impactos negativos que isso pode ter na saúde e no desempenho físico. 

 

Também destacaremos os benefícios de contar com a expertise de um nutricionista esportivo e forneceremos dicas práticas para buscar a orientação nutricional adequada.

 

Vamos lá? Continue a leitura conosco!

A relação entre exercício físico e alimentação

Como citamos acima, existe uma relação intrínseca entre o exercício físico e a alimentação que se faz fundamental para atingir resultados satisfatórios e a maximização do potencial corporal. 

 

Neste cenário, a dieta é responsável por fornecer não apenas a energia necessária para o treino, mas também os nutrientes essenciais para a recuperação muscular e o aumento do desempenho geral. 

 

Ou seja, combinar uma rotina de exercícios bem planejada com uma alimentação balanceada pode criar uma sinergia positiva, potencializando os efeitos benéficos de ambas as práticas e levando ao alcance dos objetivos com muito mais eficiência.

 

Mas se é tão fundamental, quais são os motivos que levam tantas pessoas a praticarem exercício físico sem uma boa dieta e o acompanhamento de um profissional qualificado? 

 

Vamos ver a seguir!

Quais os motivos por trás da falta de orientação profissional?

Ainda de acordo com o levantamento feito pela Athletic, dos respondentes, apenas 13% disseram seguir um plano alimentar nutricional e 5% tem uma dieta estabelecida, mas não a segue. Assim, é possível concluir que manter uma alimentação, orientada ou não por especialistas, não está em foco.

 

Existem inúmeros fatores que podem contribuir para que as pessoas negligenciem a orientação nutricional na hora de praticar exercícios físicos. Dentre eles, o mais conhecido é a falta de conhecimento sobre a importância de uma dieta.

 

Além disso, existe uma crença equivocada de que apenas o exercício é suficiente para alcançar os resultados esperados, e a falta de acesso a informações relevantes. 

 

Sem contar que, infelizmente, muitas pessoas ainda subestimam o impacto que uma alimentação inadequada pode ter em seus treinos e saúde em geral.

Impactos da falta de uma dieta orientada na prática de exercício físico

Independente do exercício físico de sua escolha, a ausência de uma dieta orientada por um profissional pode levar a diversos problemas. Começando pelo fato de que a inadequação nutricional pode resultar em deficiências de nutrientes essenciais, que acabam prejudicando o desempenho físico. 

 

Outro ponto importante que deve ser considerado é que este cenário está entrelaçado ao possível aumento o risco de lesões e o retardo no período de recuperação muscular. Além disso, a falta de resultados visíveis pode causar frustração e desmotivação, levando algumas pessoas a desistirem de suas rotinas de exercícios.

Benefícios de uma dieta orientada por um profissional

Agora que você entende a importância da dieta equilibrada, vamos falar dos benefícios de contar com a orientação e acompanhamento de um nutricionista esportivo para otimizar seus resultados, melhorar o desempenho, prevenir lesões e, é claro, manter a saúde em dia.

 

Os principais benefícios de contar com uma dieta orientada por um profissional são:

 
  • Ter um plano alimentar personalizado;

  • Alcance de metas;

  • Prevenção de doenças crônicas;

  • Promoção da educação alimentar;

  • Equilíbrio nutricional;

  • Promoção da qualidade de vida;

  • Manutenção do bem-estar;

  • Acompanhamento contínuo.

Alimentos e nutrientes essenciais para quem pratica exercícios físicos

Agora que falamos da importância de uma dieta equilibrada, nada mais justo do que falamos sobre os principais alimentos ricos em nutrientes que promovam a recuperação muscular, forneçam energia e favoreçam a saúde geral. 

 

Vamos ver os principais a seguir!

  1. Proteínas

  • Carnes magras como frango e peixe;

  • Leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico;

  • Produtos à base de soja;

  • Ovos;

  • Laticínios.

 
  1. Carboidratos complexos

  • Batata-doce;

  • Arroz integral;

  • Pães integrais;

 
  1. Gordura saudável

  • Abacate;

  • Castanhas e nozes;

  • Azeite de oliva.

 

Além desses, podemos citar as frutas e legumes que são ricos em vitaminas e minerais, a importância da cafeína para o desempenho do corpo e potencialização da resistência na hora de praticar o exercício físico, e os benefícios de alguns suplementos.

 

Mas é claro que não poderíamos esquecer da hidratação, afinal, a água é essencial para regular a temperatura do corpo e prevenir a desidratação durante o exercício. Ou seja: beba água antes, durante e depois do exercício físico.

Como buscar uma orientação nutricional adequada?

Para quem está em busca de uma orientação nutricional adequada, o primeiro passo é encontrar um nutricionista esportivo qualificado. Pesquise por profissionais com experiência na área e verifique suas credenciais.

 

Além disso, é fundamental estabelecer uma comunicação honesta e transparente com o especialista, compartilhando informações sobre rotinas de exercícios, objetivos e restrições alimentares, para que o plano alimentar seja adequado às suas necessidades.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp