20/07/2023 às 18h08min - Atualizada em 21/07/2023 às 00h06min

Companhias inadimplentes regularizam dívidas de “Varejo” em março, revela Serasa Experian

Análise geral aponta que 5 em cada 10 dívidas foram pagas em até 60 dias após o mês de negativação

Amélia Mirtilo
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
Em março, o setor de Varejo representou o maior percentual de contas pagas por companhias inadimplentes em até 60 dias após negativação (52,8%), segundo dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian. Na análise geral, considerando todos os segmentos, cinco em cada 10 débitos foram regularizados (46,7%). Confira os dados completos nos gráficos abaixo:




Na percepção do economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as empresas brasileiras têm passado por um momento de estabilidade quanto ao pagamento de dívidas inadimplidas. “Mesmo em um cenário ainda desafiador para aqueles que empreendem, desde janeiro temos observado variações amenas, que devem se estender durante todo o ano. Quanto ao setor de Varejo, ele sempre será uma das prioridades, já que está relacionado ao abastecimento de produtos, garantindo o funcionamento das operações comerciais e um bom relacionamento com os fornecedores”.

Dívidas com até 30 dias foram as mais contempladas

O recorte por idade revelou que os encargos negativados há 30 dias foram os mais contemplados na hora de cumprir com os compromissos financeiros. Em seguida estavam aqueles com 60 dias, 90 dias, os que totalizavam 180 dias, contas com até 1 ano, e por último, com idade superior a 1 ano. Veja os dados completos na tabela abaixo:


Piauí foi o estado com a maior taxa de quitações no Brasil

Ainda segundo o levantamento, em março, o Piauí foi a Unidade Federativa (UF) que apresentou a maior taxa de quitação em até 60 dias após a negativação. O Maranhão e a Paraíba ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. São Paulo, Alagoas e o Distrito Federal ocuparam as últimas colocações, com os piores índices de pagamento. Abaixo está a tabela com a visão completa das UFs brasileiras:


Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa Experian ajuda empreendedores contra a inadimplência
Um dos principais motivos para as empresas terem dificuldade em pagar suas dívidas é por sofrerem inadimplência de seus próprios clientes. Por isso, a ferramenta da Serasa Experian de Recuperação de Dívidas dos clientes possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores. Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian.

Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian.

Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp