20/07/2023 às 10h42min - Atualizada em 21/07/2023 às 00h04min

Período do inverno favorece o pós-operatório de pacientes que realizam cirurgias plásticas. Aumenta a procura de homens pela especialidade no Brasil

O clima frio, com menor incidência de raios solares, contribui para a redução do inchaço e da inflamação, além de propiciar melhor repouso e mais conforto no uso de acessórios necessários à recuperação. Procedimentos estéticos atraem cada vez mais a atenção do público masculino. Nos últimos 5 anos, cresceu em 383% o número de cirurgias plásticas em homens.

Nicola Moreira Ferreira
Segundo país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, o Brasil cada vez mais é um polo para procedimentos estéticos. Com a chegada do tempo mais frio, especialmente no inverno, muitos pacientes procuram os especialistas para realizar as operações.
 
“O frio reduz o inchaço e a inflamação, importantes para a cicatrização, mas o principal benefício de realizar uma operação durante os meses de frio é o fato desse período ser o mais tranquilo para o pós-operatório, devido ao paciente ficar mais em repouso, que é o ideal nesse momento. Além de todo o processo ser mais respeitado, já que o paciente quer estar 100% para o início do verão”, afirma o Dr. Alan Trimboli, cirurgião plástico do Hospital Santa Catarina - Paulista.
 
Outro ponto favorável para a realização do procedimento durante o inverno é a menor incidência de raios solares e de temperaturas elevadas, o que é benéfico para o paciente que está passando pelo pós-operatório. O frio torna mais confortável o uso de alguns acessórios que contribuem para o processo de recuperação, como cintas modeladoras.
 
Cirurgias plásticas aumentam 50% no inverno. Rinoplastia e lipoaspiração são os procedimentos mais procurados
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aponta que durante os três meses do inverno (julho, agosto e setembro), a procura pelas cirurgias plásticas aumenta em até 50%.
 
“Os procedimentos mais comuns realizados durante o inverno são a rinoplastia, lipoaspiração e o lifting facial. Em todos os casos, os pacientes se beneficiam do período de repouso promovido pelas temperaturas mais baixas”, afirma o Dr. Alan Trimboli.
 
Em 2020, as principais cirurgias estéticas realizadas no Brasil foram a rinoplastia, lipoaspiração, mamoplastia e cirurgia de pálpebras. Um dado que chama a atenção é o crescimento contínuo do interesse de homens por cirurgias plásticas no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, houve um aumento de 383% de cirurgias plásticas em homens nos últimos cinco anos. Em 2020, uma pesquisa da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em português), apontou que cerca de 15% dos procedimentos não cirúrgicos em todo mundo foram realizados em homens
 
“Claro que a grande maioria das pacientes ainda são mulheres, mas cada vez mais homens chegam para fazer algum procedimento. Os principais são a lipoaspiração e a ginecomastia (hipertrofia do tecido glandular mamário). Atualmente, 3 em cada 10 pacientes meus são homens”, explica o médico.
 
Outro fator que contribui para um maior interesse nesse tipo de cirurgia durante o mês de julho são as férias escolares. Segundo o Dr. Trimboli, há um interesse grande na busca de procedimentos como rinoplastia e cirurgia para orelha de abano entre menores de 18, embora a época ideal para a correção de orelhas em abano seja a idade pré-escolar.

“Mesmo muitas vezes necessárias, essas operações apresentam riscos, por isso a importância de um acompanhamento médico especializado. Atualmente, muitos jovens são influenciados pelo que está na moda, especialmente nas redes sociais, e chegam nos consultórios com demandas muitas vezes desnecessárias e, até mesmo, perigosas para serem feitas naquela idade. Por isso, é feito um trabalho de conscientização com o paciente e com a família para explicar como funciona a operação e os riscos. É preciso tomar muito cuidado com os procedimentos estéticos. Por isso, é ideal procurar um especialista capaz de guiar e orientar a pessoa em todo o período de acompanhamento pré e pós-operatório”, conclui o cirurgião plástico do Hospital Santa Catarina - Paulista
 
Confira os principais benefícios para realizar cirurgias plástica no inverno
 
  • Recuperação tranquila: o inverno promove uma recuperação mais tranquila. Com menos atividades externas e compromissos sociais, os pacientes têm mais tempo para se concentrar em sua recuperação e descansar adequadamente. O clima frio também ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação, permitindo uma recuperação mais rápida e confortável.
 
  • Proteção contra a exposição solar: No pós-operatório, é essencial evitar a exposição solar direta por um período determinado. Os dias são mais curtos e a intensidade dos raios solares é reduzida durante o inverno.
 
 
Camuflagem com roupas de inverno: Casacos, cachecóis e golas altas oferecem uma excelente maneira de camuflar os sinais visíveis da cirurgia plástica, como bandagens, curativos ou inchaço temporário. Os pacientes podem se sentir mais confortáveis e confiantes em realizar os procedimentos no inverno, sabendo que podem disfarçar facilmente as alterações físicas durante a fase inicial da recuperação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp