20/07/2023 às 17h49min - Atualizada em 21/07/2023 às 00h02min

Consultoria apoia fintechs em processos de regulamentação junto ao CMN e BCB

Especialista em regulamentação e boas práticas das fintechs, a The Sharp Fintech é fruto de um spin-off societário e conta com consultores que possuem vasta experiência no mercado

Ketheleen Oliveira
https://www.thesharpfintech.com/
O avanço da tecnologia tem movimentado todas as esferas da sociedade. O impacto no setor financeiro, por exemplo, é um dos mais notáveis. A chegada das fintechs trouxe grandes benefícios à população, com mais facilidades para as transações bancárias a custos menores. Diante desse contexto, a The Sharp Fintech, especialista em regulamentação e boas práticas das fintechs, é uma consultoria que auxilia as instituições a navegar sem sobressaltos no ambiente altamente regulado do Conselho Monetário Nacional e no Banco Central do Brasil.

Atuando com todos os modelos de fintechs, como Instituições de Pagamento, Sociedades de Crédito Direto, Sociedade de Empréstimos entre Pessoas e em soluções digitais do sistema financeiro tradicional – bancos, corretoras, distribuidoras, cooperativas de crédito e assim por diante – a empresa tem como proposta apoiar o crescimento sustentável dessas instituições com soluções inteligentes. Já são mais de 60 projetos realizados, nos segmentos de Gap Analysis, Planos de Negócio, Estudos de Viabilidade, Implementação Operacional, entre outros.

A consultoria tem atendido os principiais players em fintechs, como Instituições de Pagamento emissores de Moeda Eletrônica, Emissores de Cartões, Credenciadores, Iniciadores de Transação de Pagamento, Sociedades de Crédito Direto e exchanges de criptomoedas. Nesse sentido, a The Sharp Fintech dá todo suporte no que se refere à regulamentação do CMN e BCB. De modo geral, são quatro frentes: elaboração de planos de negócio com estudos de viabilidade econômico-financeira; atuação em gap analysis, que busca avaliar a conformidade da instituição às exigências regulatórias e boas práticas de mercado; implementações operacionais que a instituição necessite; e treinamento de todas as áreas reguladas e de boa gestão, num curso online de mais de 70 horas de duração.

De acordo com Luciano Fantin, CEO da The Sharp Fintech, gerir uma instituição financeira altamente regulada, como é o caso das fintechs, é um grande desafio. “Nosso objetivo é utilizar toda nossa expertise para cuidar de toda essa regulação, criando as competências internas para que as empresas possam focar no seu core business e desenvolver inovação e boas experiências aos seus clientes”, pontua. Para se ter uma dimensão sobre o universo das fintechs, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) relatou que, na América Latina, o setor apresentou um crescimento de 112% entre 2018 e 2021. Existem cerca de 2.500 empresas de tecnologia financeira operando na região — representando mais de 20% de todas as fintechs globais.

A TSFC é fruto de um spin-off societário da Riskfence Consultoria, contando com o mesmo time de especialistas que possuem experiência de mais de 15 anos no mercado financeiro e de meios de pagamento, assim como metodologias de ponta e sólidos padrões de qualidade. “Sem dúvidas, a experiência do nosso time é um grande diferencial. São especialistas em diversos setores, como em gestão de riscos, compliance, PLD, controles internos, segurança cibernética, câmbio, tesouraria, controladoria, e assim por diante”, complementa Fantin. “Deste modo, temos capacidade para apoiar o desenvolvimento de negócios robustos, apoiados em todas as regulamentações que ajudem as fintechs a estarem em conformidade com o Banco Central e o Conselho Monetário”, finaliza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp