19/07/2023 às 10h49min - Atualizada em 20/07/2023 às 00h09min

Com a chegada das férias, vestibulandos precisam equilibrar o descanso com o estudo

É importante aproveitar o momento, mas também tomar cuidado para não deixar o progresso de lado

Carolina Rodriguez Teixeira
divulgação
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2023 o ENEM conta com 3,9 milhões de inscritos. Desses, 15,8% são alunos concluintes do Ensino Médio. Ocorreu um aumento significativo em relação ao ano anterior, indicando assim a retomada da participação dos jovens. No entanto, quando chegam as férias de julho, fica aquela dúvida: curtir ou estudar? Dá para equilibrar os dois?

Segundo Vanessa Rasquinho, professora do UNASP, é importante aproveitar as férias justamente para dar um descanso para a mente. “É necessário que os estudantes tenham um tempo para o descanso, se desconectar, realizar atividades novas, conhecer um novo lugar, curtir a família e os amigos, relaxar”, indica Vanessa. Tirar um tempo dos estudos é imprescindível, uma vez que o estresse e a ansiedade podem gerar problemas de aprendizado. Porém, os que estão na etapa final do Ensino Médio precisam estar atentos.

Quem ainda está na escola e pretende emendar com a faculdade, esse intervalo precisa ser melhor aproveitado. “A sugestão é que se organizem neste período fora da sala de aula para revisar conteúdo das disciplinas que pouco compreenderam durante este 1º semestre. Além disso, focar em leituras de assuntos atuais e treinar redação facilitam na hora de realizar a prova”, explica Vanessa.   Assim, uma dica é intercalar os estudos com viagens em um cronograma. O excesso, tanto da aprendizagem quanto do descanso, pode ser prejudicial para quem está na luta por uma vaga na universidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp