18/07/2023 às 18h49min - Atualizada em 20/07/2023 às 00h04min

Como a saúde do intestino afeta o seu desempenho físico

Expert em rendimento e educação esportiva da Herbalife, Dana Ryan, explica de que maneira o órgão pode impactar no esporte

Rosangela Andrade
https://inpresspni.com.br/
Divulgação/Herbalife

Existem diversas maneiras de melhorar o desempenho esportivo, mas sabia que focar na saúde do seu intestino pode ser extremamente benéfico? Segundo Dana Ryan, Diretora de Rendimento e Educação Esportiva da Herbalife, muitas vezes focamos apenas no treinamento físico, mas o intestino também tem um papel importante no rendimento quando funciona da maneira ideal.

No órgão, centenas de processos são realizados para manter a digestão normal e a saúde. E o equilíbrio do microbioma intestinal não está associado apenas à saúde física, mas também à mental. Isso é pelo fato dele abrigar milhares de cepas de bactérias benéficas que ajudam a decompor os alimentos, permitindo que o corpo obtenha mais nutrientes dos alimentos que ingere. “Inclusive pesquisas mostram que a combinação de exercícios com uma dieta rica em fibras e nutrientes ajuda a aumentar as bactérias benéficas no intestino”, comenta Ryan.

Quando esses micro-organismos não estão em quantidades suficientes, o impacto pode ser significativo e gerar sintomas como cãibras, acidez estomacal, irregularidades, impedindo que você termine uma corrida ou uma rotina de exercícios. No entanto, foi demonstrado na literatura médica que um microbioma saudável tem efeitos positivos durante o exercício, como o aumento da entrega de oxigênio aos músculos em atividade.

De acordo com o Journal of the International Society of Sports Nutrition, o exercício pode promover um intestino mais saudável, caracterizado por um microbioma mais diversificado e com maior abundância de bactérias intestinais benéficas.

O que fazer para melhorar a saúde do intestino? Independentemente da sua condição física, preste atenção aos seguintes pontos que irão ajudá-lo a maximizar a sua saúde intestinal:

Consuma fibra suficiente

Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem consumir aproximadamente 25 gramas de fibra por dia. No entanto, a ingestão média por esse público no Brasil é de 15,6g ao dia, segundo Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil. Embora devamos consumir fibras ao longo do dia, a única hora que ela deve ser evitada é imediatamente antes do exercício!

Ingira bactérias benéficas

Muitos alimentos como iogurte, missô, tempeh e kefir, bem como alimentos em conserva como pepinos, chucrute e kimchi, contém bactérias saudáveis que podem beneficiar seu intestino. Você também pode considerar tomar suplementos para melhorar sua saúde digestiva. Por exemplo, o Fiber Concentrate Immune1, da Herbalife. Trata-se de uma deliciosa bebida de fibras no sabor limão e mel, que também fornece vitamina C, zinco e selênio, a fim de contribuir para o bom funcionamento do intestino e ainda reforçar a imunidade. O produto fornece 6,3 gramas de fibras prebióticas por porção de 30 ml e é fácil de preparar, além de versátil! Basta misturar 1 e ½ colher de sopa (15 ml) de Fiber Concentrate Immune em 185 ml de água fria ou quentinha. Pronto! Também dá para adicionar o produto a chás, sucos, shots matinais ou mesmo usá-lo como calda em panquecas e waffles saudáveis, por exemplo. O produto chega pelo valor de R$ 178,00* (450 ml), sendo que o frasco rende 30 porções de 15 ml (R$ 6,00 por porção). Recomendação de uso: consumir duas vezes ao dia.

Mantenha um diário alimentar

Mudar a alimentação pode causar impactos positivos e negativos na sua digestão. Documentar o que e quando você come não apenas ajuda a controlar a quantidade ingerida, mas também a identificar quaisquer problemas digestivos que possam afetar negativamente seu plano de exercícios.



1Suplemento alimentar de fibras, vitamina C e minerais sabor limão e mel.

*Preço de catálogo aplicáveis ao Estado de São Paulo.

Sobre Dana Ryan

Diretora de Performance Esportiva e Educação obteve seu Ph.D. em Atividade Física, Nutrição e Bem-Estar Físico pela Universidade Estadual do Arizona (EUA). Antes de ingressar na Herbalife, lecionou Fisiologia do Exercício e cursos relacionados na Universidade Estadual da Califórnia, em Los Angeles, onde realizou pesquisas sobre o impacto de programas comunitários de nutrição e atividade física diante do risco de doenças cardíacas.

Sobre a Herbalife Ltd.

A Herbalife (NYSE: HLF) é uma empresa e comunidade líder em saúde e bem-estar que vem mudando a vida das pessoas com excelentes produtos de nutrição e uma oportunidade de negócios para seus distribuidores independentes desde 1980. A empresa oferece produtos de qualidade, respaldados pela ciência, para consumidores em mais de 90 mercados. Eles são comercializados por distribuidores independentes que oferecem acompanhamento personalizado e uma comunidade de apoio que inspira os clientes a adotarem um estilo de vida mais saudável e ativo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp