18/07/2023 às 18h53min - Atualizada em 20/07/2023 às 00h01min

Como manter um gramado bonito e saudável durante o ano inteiro?

Do esporte aos projetos paisagísticos, sua grama merece uma atenção especial principalmente durante o inverno

Forth Jardim
Divulgação
De 20 de julho a 20 de agosto acontece a Copa do Mundo de Futebol Feminina. A competição que terá como países sede a Austrália e a Nova Zelândia, levantou novamente a discussão sobre os as diferenças e benefícios entre os gramados sintéticos e os naturais. E apesar de alguns fatores como: o comportamento da bola nos gramados sintéticos e híbridos poder ser “melhor”, ou ainda a questão estética, já que a “grama artificial”, não requer tanta manutenção, quanto a natural, serem pontos positivos, há muitos estudos que defendem o uso do gramado natural, principalmente pensado em lesões.

De modo geral existe espaço e funcionalidade para todos os tipos, mas uma das principais preocupações para quem opta pelo gramado natural, sem dúvida é: como manter ele bonito e saudável durante o ano inteiro?
Diferente de um vaso de planta, onde de acordo com a variação climática você pode remanejar de lugar, com a grama isso não é possível. Mas, o mercado da jardinagem já oferece alternativas que permitem manter os cuidados em dia, independe de qual seja a estação do ano.

O engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Marcos Estevão Feliciano traz dicas, pensando principalmente nas necessidades dos gramados naturais, durante as temperaturas mais baixas. “Na Primavera e no Verão, os dias costumam ser mais quentes e isso favorece o cultivo do gramado, levando em consideração alguns fatores como: iluminação, irrigação e corte, que são fundamentais para sua manutenção. Já no outono e inverno o clima pode não ser tão favorável assim, claro que isso também depende muito da região onde nos encontramos. E de qualquer forma, com os cuidados certos, o gramado pode sim ter uma aparência de “primavera” durante o ano inteiro”, reforça o profissional. 

Uso de Potássio
Participante ativo da composição da membrana celular das plantas, o Potássio está diretamente ligado a proteção das folhas da grama. Isso significa que quanto maior a quantidade de potássio, mais resistente o gramado fica.

Durante o inverno, período em que o clima é mais seco, o potássio ajuda na resistência do gramado e no controle de água dentro da planta. Um gramado bem nutrido em potássio nessa época ajuda na prevenção de doenças, ataque de insetos e alivia o estresse em relação ao pisoteio, seca e frio.

O agrônomo recomenda pulverizar o local com o adubo Forth Fosfito uma vez por mês, ou após as podas, para levar todos estes benefícios.

Evite o Nitrogênio
Além de aumentar a adubação com potássio, é importante não abusar de fertilizantes com nitrogênio, principalmente se houver histórico de fungos na área nesta época do ano. O nitrogênio tem papel direto no crescimento das plantas, o que é ótimo no verão, mas no outono/inverno com a desaceleração do crescimento, e o crescente favorecimento do clima para aparecimento de fungos, este componente pode mais prejudicar do que ajudar.

Pensando na manutenção do solo, o produto indicado seria o Forth Plantio, pois ele pode aproveitar o período mais frio para fazer uma correção do solo e melhorar as condições para as raízes do gramado.

Cuidados com as Regas
Evite regar o gramado de tarde nesta época do ano, pois passar as noites úmido pode favorecer muito o aparecimento de fungos. E se for necessário, por algum motivo efetuar adubação nitrogenada, aplique metade da dose a qual é recomendada para épocas de primavera e verão.

Tratamento e Pós-tratamento contra Fungos
Um sinal claro de ataque de fungos na grama é o aparecimento manchas circulares amareladas que ao longo do tempo vão se tornando cor de palha por causa da morte da grama. Esse sintoma geralmente é causado pelo tipo de fungo mais comum em gramados residenciais: o Rhizoctonia spp. causando a morte das raízes. Outro fungo também que pode ocorrer é o Fusarium spp.

Se o seu gramado apresentar esse problema, faça o seguinte teste: tente arrancar um pouco da grama afetada com a mão. Se ela sair em pedaços facilmente junto com as raízes, está confirmado: é um ataque de fungo.  Neste caso, a recomendação é fazer de 1 a 3 aplicações, com intervalo de sete dias, de Forth Fungicida.

Uma semana depois de ter feito a última aplicação é importante fazer uma adubação para recuperação do gramado e fortalecimento das raízes com Forth Plantio. E como uma medida complementária, recomenda-se também pulverizar todo o gramado com Forth Fosfito

Cuidando da Estética
Além de todos os cuidados pensando principalmente na saúde do gramado, há também alternativas para quem precisa resolver problemas pontuais de estética de forma rápida e prática. A pintura de gramado é uma tendência bem comum nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia.

A técnica consiste literalmente em pintar a grama, que muitas vezes pode ser danificada tanto pelas temperaturas mais quentes ou pelo frio, ou até mesmo por alguma doença, passando a apresentar uma descoloração. Para estes casos, a recomendação da Forth Jardim é a Tinta Verde, que apesar do nome e do efeito, trata-se de um o produto especializado (e não uma tinta comum), por isso não é nocivo à planta.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp