18/07/2023 às 15h44min - Atualizada em 18/07/2023 às 20h06min

ABComm participa de audiência, da Comissão de Segurança Pública, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro (RJ), que discutiu golpes virtuais

Evento que ocorreu no dia 29 de junho, na capital carioca, reforçou a necessidade de ações conjuntas para coibir fraudes financeiras no ambiente virtual

NB Press
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) foi uma das convidadas de uma Comissão de Segurança Pública, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que foi realizada no dia 29 de junho. Com o tema ‘Golpes, a melhor prevenção é a informação’, a reunião foi presidida pelo vereador Dr. Rogério Amorim e focou no aumento de golpes contra os clientes das instituições bancárias e do comércio eletrônico, em especial os idosos. O vice-presidente da ABComm, Rodrigo Bandeira, representou a instituição e enfatizou a importância da conscientização dos consumidores e o avanço dos meios de registro de ocorrência online. O encontro ainda teve as participações de Junior da Lucinha, Secretário Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV) e representante da Febraban, e Alexandre Isquierdo, Secretário Estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável e representante da OAB-RJ.

Para o vice-presidente da ABComm, a informação é o principal recurso contra os golpes virtuais. “As lojas têm investido em cuidados para impedir as fraudes no comércio eletrônico, mas cabe ao consumidor, seja da terceira idade ou não, ficar atento, checar informações e não acreditar em milagres financeiros para não cair em ofertas maliciosas”, afirma.

Bandeira também destaca que as autoridades policiais devem dar atenção especial à ferramenta de ocorrência online, pois um crime que aconteceu no ambiente virtual não precisa ser registrado pessoalmente em delegacias comuns. O que pode acontecer é uma subnotificação, já que o consumidor, por conta da burocracia acaba não fazendo a queixa.

Atualmente, as compras online representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional, segundo levantamento recente da ABComm. Além disso, o comércio eletrônico vem ganhando impulso desde a pandemia com abertura de mais de 170 mil novas lojas. A expectativa é que o setor feche o ano com números expressivos, um faturamento de 186 bilhões de reais, enquanto o Rio de Janeiro, representa pelo menos 15% desta projeção.

Quando falamos no aumento das compras virtuais isso reflete diretamente em um número maior de golpes. Quase que a totalidade das famílias brasileiras e cariocas foram vítimas de algum golpe e mais que dobraram entre a população da terceira idade. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), . as pessoas acima de 60 anos representam mais de 1/3 das vítimas no Estado do Rio de Janeiro.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp