18/07/2023 às 11h27min - Atualizada em 18/07/2023 às 20h04min

Por que a qualificação e a requalificação são importantes para os profissionais

Segundo relatório da Udemy, o mercado atualmente passa por transformações ainda mais rápidas do que antes da pandemia e é preciso se adaptar ao novo cenário socioeconômico

Udemy
Headway/Unsplash

Mesmo antes da pandemia, as empresas já precisavam se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas e encontrar talentos com as habilidades certas para se manterem competitivas – ou, numa alternativa mais eficiente, qualificar e requalificar os próprios colaboradores da empresa.

Segundo informações da consultoria Gartner, a pandemia acelerou a adoção digital em cinco anos. Se a necessidade dos colaboradores adquirirem novas habilidades já era um desafio, agora mais de 58% da força de trabalho relata que as habilidades requisitadas desde o início da pandemia se transformaram.

"Ao garantirem que os colaboradores estão prontos para se adaptarem à adoção digital, com as novas habilidades necessárias para executarem o trabalho corretamente, as empresas ficam mais bem preparadas frente à concorrência", diz Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina. Plataformas como a Udemy Business, braço de treinamento corporativo da Udemy, são uma opção para empresas que buscam oportunidades de treinamento personalizadas, econômicas e flexíveis, pois ela oferece cursos ensinados por instrutores que são profissionais da vida real produzindo conteúdo sobre as habilidades mais recentes e buscadas.

Outra pesquisa, esta realizada em 2021 pela consultoria Deloitte, fala que, para os colaboradores lidarem com sucesso com futuras mudanças, é essencial que eles tenham a habilidade de se adaptar, se requalificar e assumir novos papéis na mesma empresa. "Atualmente, as funções que um funcionário exerce numa empresa podem mudar muito com o passar do tempo e, com isso, as habilidades que ele precisar adquirir", diz Spinelli. "Ao se capacitarem constantemente, com incentivo da empresa, os funcionários ficam mais preparados e confiantes para lidar com essas transformações e trazem melhores resultados para o negócio."

O relatório 2023 Workplace Learning Trends da Udemy destaca os temas relacionados a negócios que mais cresceram em consumo de cursos online no ano passado. Os três primeiros colocados foram: gestão da experiência do cliente, com um crescimento de consumo de 449%, comunicação não-verbal, que cresceu 268%, e o software Salesforce, que cresceu 252%. "Os colaboradores estão aprendendo a lidar com fluxos de trabalho complexos e priorizando habilidades de comunicação", afirma Spinelli. Para saber mais sobre as mais recentes habilidades de negócios, pessoais e técnicas, veja o relatório completo aqui.
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