18/07/2023 às 08h33min - Atualizada em 18/07/2023 às 20h04min

Consumo de chocolate pode fazer bem para cardíacos, mostra pesquisa

A informação é de um estudo da Northwestern University, dos Estados Unidos

Joaquim da Silva
Getty Images

A chegada do inverno provoca o aumento no consumo de chocolate quente, uma bebida irresistível e capaz de aquecer o corpo, proporcionando momentos de conforto nos dias gelados.  Além disso, ela desencadeia a liberação de endorfinas, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Nos dias gelados, quando estamos em busca de algo para nos aquecer, o chocolate quente se torna um verdadeiro aliado, trazendo conforto não apenas físico, mas também emocional.

 

Neste artigo, iremos falar sobre o aumento do consumo de chocolate agora no inverno, os seus benefícios para a saúde e falar de algumas receitas para serem produzidas por agora de dar água na boca. Continue a leitura! 

Por que o consumo de chocolate quente aumenta no frio?

Como citamos, o aumento do consumo de chocolate quente durante o tempo frio está fortemente ligado à busca por conforto e aconchego. O chocolate é conhecido por desencadear a liberação de endorfinas, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. 

 

Sem contar que o produto obtido a partir do cacau possui propriedades termogênicas responsáveis pelo aumento da temperatura corporal, contribuindo para o corpo aquecido. 

 

Além disso, a combinação de sabores dos ingredientes adicionais com e a textura cremosa do chocolate quente desempenham um papel importante nessa preferência sazonal.

Os benefícios do chocolate quente 

Além de nos proporcionar uma sensação reconfortante, o consumo da bebida traz uma série de benefícios para o corpo e a mente. O chocolate, encontrado nas prateleiras dos supermercados, é rico em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e fortalecer o sistema imunológico. 

 

Um estudo realizado pela Northwestern University, de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que o hábito de ingerir a bebida pode ajudar, ainda, pessoas com problemas vasculares. Os pesquisadores acreditam que a explicação seja a epicatequina, composto presente no cacau que melhora a circulação sanguínea.

 

O ingrediente também contém minerais como magnésio, potássio e ferro, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

 

Além disso, o chocolate quente ainda pode ser um aliado para melhorar o humor e combater o estresse, pois estimula a liberação de endorfinas que desempenham efeitos positivos no nosso estado de espírito. Assim, a sensação de prazer que ele proporciona pode ajudar a relaxar e aliviar o estresse do dia a dia.

Receitas de chocolate quente para experimentar neste inverno

Agora que você entendeu por que o chocolate quente tem se popularizado cada vez mais no inverno, especialmente no Brasil, preparamos duas dicas de deliciosas receitas para você aproveitar a bebida em casa.

Chocolate quente clássico

Ingredientes:

 
  • 2 xícaras de leite;

  • 2 colheres de sopa de cacau em pó (sem açúcar);

  • 2 colheres de sopa de açúcar (ajuste conforme seu gosto);

  • 1/4 de colher de chá de extrato de baunilha;

  • Uma pitada de sal;

  • Chantilly (opcional);

  • Chocolate ralado (opcional);

 

Modo de preparo:

 
  1. Em uma panela, aqueça o leite em fogo médio, mas não deixe ferver.

  2. Em uma tigela separada, misture o cacau em pó, o açúcar e o sal.

  3. Adicione essa mistura de cacau e açúcar ao leite quente, mexendo constantemente até que tudo esteja bem incorporado.

  4. Continue cozinhando o chocolate quente em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, por cerca de 5 minutos, ou até que esteja bem quente.

  5. Retire a panela do fogo e adicione o extrato de baunilha, mexendo para misturar.

  6. Despeje o chocolate quente em xícaras ou canecas e, se desejar, cubra com chantilly e chocolate ralado.

  7. Sirva imediatamente e aproveite!

Chocolate quente cremoso

Ingredientes:

  • 2 xícaras de leite;

  • 1/2 xícara de creme de leite;

  • 200g de chocolate meio amargo, picado;

  • 2 colheres de sopa de açúcar (ajuste conforme seu gosto);

  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha;

  • Uma pitada de sal;

  • Chantilly (opcional);

  • Chocolate ralado (opcional).

 

Modo de preparo:

 
  1. Em uma panela, aqueça o leite e o creme de leite em fogo baixo até ficar bem quente, mas não deixe ferver.

  2. Adicione o chocolate meio amargo picado à mistura de leite quente. Mexa constantemente até que o chocolate derreta por completo.

  3. Em seguida, adicione o açúcar, o extrato de baunilha e o sal. Continue mexendo até que tudo esteja bem incorporado e o açúcar esteja dissolvido.

  4. Continue cozinhando em fogo baixo por mais alguns minutos, mexendo ocasionalmente, para que o chocolate quente fique bem cremoso.

  5. Retire a panela do fogo e deixe descansar por um minuto.

  6. Despeje o chocolate quente cremoso em xícaras ou canecas e, se desejar, cubra com chantilly e chocolate ralado.

  7. Agora é só servir e se deliciar!

Variações do chocolate quente ao redor do mundo

O chocolate quente é uma bebida apreciada em diversas culturas ao redor do mundo, cada uma com suas próprias variações e sabores característicos. 

 

Alguns exemplos incluem a bebida mexicana, que leva pimenta e canela, e o italiano, conhecido como "cioccolata calda", que é espesso e cremoso.

 

Explorar as diferentes versões da bebida pode ser uma experiência deliciosa e divertida. Aproveite para experimentar receitas de diferentes países e descobrir novos sabores para aquecer seu inverno.

 

O chocolate quente é muito mais do que uma simples bebida para nos aquecer nos dias frios. Ele é capaz de proporcionar momentos de prazer e bem-estar. 

 

Com seus benefícios para o corpo e a mente, além das inúmeras possibilidades de receitas, o ele se torna uma opção irresistível para desfrutar durante o inverno. 

 

Então, prepare sua xícara, experimente novas receitas e aproveite essa delícia reconfortante nesta temporada de frio. Ou, se quiser inovar, pode até pensar em preparar um fondue com queijos ou até mesmo frutas frescas compradas em hortifrutis. Bom apetite! 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp