18/07/2023 às 11h00min - Atualizada em 18/07/2023 às 20h04min

O encantamento do paciente é um importante foco na transição de cuidados na saúde

Uma ampla equipe, composta inclusive por Diretor e Enfermeira de Relacionamento, faz total diferença na transição de cuidados na saúde

Alessandra Siegel
O atendimento aos pacientes é uma prática complexa que envolve desde conhecimentos clínicos dos cuidados, estratégias para organização das dúvidas e esclarecimentos, até a avaliação das prioridades dos cuidados, análise de indicadores de efetividade e segurança do paciente. Em clínicas de transição de cuidados, como a YUNA, isso não é diferente e inclui, ainda, muitos outros aspectos, como o primeiro atendimento às famílias, por exemplo, que é realizado por uma Enfermeira de Relacionamento.

Saber ouvir o paciente, captar as informações mais relevantes, conversar com os familiares e acompanhantes para se inteirar dos fatos quando necessário e propor ações que serão decididas e implementadas em conjunto com a equipe clínica fazem parte das atribuições do enfermeiro de relacionamento.

Outra questão importante no atendimento ao paciente é o estabelecimento da confiança com o profissional durante o processo, pois essa capacidade será determinante para aumentar a adesão às condutas e garantir a excelência nos atos.

“Na transição de cuidados, em praticamente todos os casos direcionados pela operadora, a Enfermeira de Relacionamento normalmente acolhe a família com o intuito que faça uma visita à unidade. No local, conceituamos o modelo e explicamos em detalhes como será o todo o ciclo de cuidado, desde a recepção, o Plano Terapêutico até a preparação e a efetiva alta. Claro que esse passo a passo depende totalmente do caso do paciente e não são todas as clínicas de transição de cuidados que investem nesse profissional”, esclarece Rodrigo Rodrigues, Diretor de Relacionamento da YUNA.  

A Enfermeira de Relacionamento faz o vínculo inicial com a família, dando segurança de que a clínica tem condições estruturais, técnicas e assistenciais para prestar uma assistência adequada. Esse momento é fundamental, pois estabelece a confiança e a referência em toda necessidade ou até mesmo os feedbacks positivos.

Silvia Leo, Enfermeira de Relacionamento da YUNA, realiza um acompanhamento presencial para entender a adaptação do paciente e a implementação do plano terapêutico. Além disso, ainda estará à disposição por meio de seu contato direto aos familiares no caso de precisarem de algum apoio, que será prontamente dividido com os demais departamentos.

Do ponto de vista administrativo, a Enfermeira de Relacionamento faz também toda interface com os hospitais, demonstrando os diferenciais, serviços e modelo assistencial. Após a admissão na clínica de transição de cuidados, ela reporta à operadora, eventuais relatórios sempre que solicitados e acompanha as reuniões de casos, onde são demonstrados os resultados clínicos alcançados de cada paciente.

Mais do que acolher: como encantar o paciente

“Em uma clínica de transição de cuidados, existem diversas ações que vão além do acolhimento inicial. O encantamento do cliente inclui a recepção das famílias logo na entrada da clínica, um tour por todos os espaços para que se sintam à vontade como se estivessem em casa e muito diálogo. Saber ouvir é fundamental em um processo de recuperação, por isso não economizamos no tempo e na atenção aos familiares. Gostamos muito de saber as histórias de vida para entendermos de que forma podemos auxiliar durante o período que estiverem conosco”, esclarece Silvia Leo.

A profissional afirma que as famílias percebem e acompanham cada detalhe do cuidado. “Para nós, isso é muito bom, pois conseguimos evoluir na qualidade do serviço prestado e melhorar diariamente a percepção de todos que convivem conosco”, completa.

O encantamento começa desde o primeiro contato telefônico ou pessoalmente e na clínica não será diferente. Após a admissão, viabilizamos uma série de ações como a inclusão de fotos no quarto, comemorações de aniversários e outras atividades que têm surtido um efeito positivo tanto nos pacientes como na família. Entendemos ser de suma importância que essas ações não se percam ao decorrer do processo e que esse carinho depositado desde o primeiro instante se perdure por toda a estada ou até o desfecho final.


A YUNA, clínica de transição e reabilitação, oferece suporte completo para pacientes de reabilitação, cuidados paliativos e continuados, atendimento individualizado e assistência transdisciplinar. Mais informações no telefone (11) 3087-3800 ou no site  https://yuna.com.br/.


 
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