17/07/2023 às 10h53min - Atualizada em 17/07/2023 às 20h00min

Sistema construtivo em aço possibilita que obras antigas atendam novas necessidades, sem perder a personalidade

Instituto Caldeira em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, passou por uma reformulação para abrigar empresas e startups

Brado Comunicação
Divulgação
Construído nos anos 1920, o Instituto Caldeira em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, recentemente passou por um retrofit realizado pela equipe do escritório Bhemn Arch Experience Integrated. O objetivo do projeto, além de transformar o local em sede de empresas e startups, foi manter a essência da edificação original, sem tirar sua personalidade, o que só foi possível graças a utilização do sistema construtivo em aço. No total, a obra usou 11,5 toneladas de aço em uma área construída de 4.790 m².

A arquiteta Cilulia Bhemn conta que o projeto foi dividido em várias etapas, com a criação de um programa de necessidades inicial e, a partir disso, a elaboração de um conceito para o local e a definição da aplicação dos materiais a serem utilizados. “O prédio costumava abrigar uma caldeira trazida da Inglaterra, pelo empreendedor A.J. Renner. Por isso, todo o espaço foi projetado com intuito de manter a identidade do local para que sua história pudesse ser contada e preservada.

A utilização do sistema construtivo em aço, junto com vidro e madeira, tornou essa integração entre o moderno e o tradicional mais fácil. Afinal, são materiais leves que compõe o já existente, sem desvalorizá-lo. Além disso, são de fácil instalação e movimentação”.


Bhemn também ressalta que a edificação já possuía elementos em aço na obra original, com a nova estrutura sendo utilizada, principalmente, para criar a arquibancada central protegida pela cobertura em vidro. Estruturas metálicas também foram utilizadas para cobrir as áreas externas. Parte da cobertura contou ainda com telhas metálicas na cor cerâmica para contrastar e evidenciar as formas de telhados inclinados tipo shed, recobrindo e destacando com a cor as paredes das fachadas internas”.

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) entende que a construção em aço é uma ótima alternativa quando o assunto é retrofit, “por conta de proporcionar que novas necessidades de projetos antigos sejam atendidas sem grandes intervenções, além de toda a esbeltez, leveza e rapidez de execução que as estruturas em aço proporcionam. Tudo isso sem contar aspectos de sustentabilidade, segurança e flexibilidade”.

Dessa forma, Cilulia avalia que, quando o assunto é retrofit, a composição do sistema construtivo em aço cria uma relação muito forte entre a área previamente existente e as novas estruturas, além de sempre possibilitar um ambiente mais leve, o que consequentemente também reflete em um espaço mais moderno. “Ficamos todos muito satisfeitos e extremamente orgulhosos com o resultado do projeto. Com certeza, o Instituto Caldeira teve muita procura e fez muito sucesso devido as escolhas que fizemos”.

Sobre o CBCA
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.
O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp