17/07/2023 às 11h34min - Atualizada em 17/07/2023 às 20h00min

Escolas públicas estaduais da região de Presidente Prudente usarão insumos da agricultura familiar

Fundação ITESP intermedia acordo para inserir agricultores familiares no Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social – PPAIS. As compras começam já no segundo semestre deste ano

Fundação ITESP
Divulgação

O diretor executivo da Fundação ITESP, Guilherme Piai, acaba de firmar uma parceria para incluir os agricultores familiares residentes na Região de Presidente Prudente no Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social, o PPAIS. O acordo foi firmado entre a ITESP e a Diretoria Regional de Educação de Presidente Prudente que agora irá passar a comprar insumos da merenda direto dos pequenos agricultores locais. 

As compras serão feitas no segundo semestre de 2023 e no primeiro semestre de 2024 e o diretor executivo da ITESP comemora a ação lembrando que elas completam um ciclo virtuoso onde de um lado as crianças terão uma alimentação de excelente qualidade na merenda e os agricultores do Pontal do Paranapanema poderão contar com mais renda e emprego no campo. 

O Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS), do Governo de São Paulo, se destaca por estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar. O PPAIS faz do Estado o principal comprador dos produtos da agricultura familiar transferindo renda e permitindo a melhora da qualidade de vida dos que trabalham no campo. Pelo menos 30% de toda verba estadual destinada a compra de alimentos é utilizada para adquirir produtos da agricultura familiar. 

Por meio de chamamentos públicos, o programa adquire as frutas, verduras, legumes e outros alimentos para a produção de refeições em órgãos estaduais como hospitais, escolas, presídios, entre outras instituições. “O desenvolvimento econômico e sustentável é uma das grandes preocupações da ITESP em relação à agricultura familiar do nosso Estado. O PPAIS contribui demais para isso, na medida em que transforma o Estado num importante comprador dos insumos produzidos pelo produtor rural familiar, gerando renda para essa população e permitindo a permanência em seu território. Há muito espaço para o programa crescer e nós faremos o que estiver ao nosso alcance na ITESP para ampliarmos isso”, explicou Guilherme Piai. 

A primeira reunião realizada para viabilizar essa ação no Pontal ocorreu em 16 de fevereiro na sede da Secretaria de Educação e contou com as presenças do Secretário Executivo de Desenvolvimento Social do Estado, Filipe Sabará, do diretor executivo da ITESP, Guilherme Piai, do secretário executivo da Secretaria da Educação do Estado, Vinicius Mendonça Neiva, do servidor da Fundação ITESP, Clóvis Eto, e demais integrantes da Pasta da Educação. De lá para cá várias tratativas foram realizadas e agora o cronograma de implantação foi definido para ter início no segundo semestre letivo de 2023. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp