13/07/2023 às 11h32min - Atualizada em 16/07/2023 às 00h00min

Atenção nas férias escolares: Light orienta sobre os cuidados ao soltar pipas

No primeiro semestre de 2023 mais de 63 mil clientes ficaram sem energia por conta desses objetos na rede

Carine Nascimento
No período das férias escolares, a brincadeira de soltar pipas é ainda mais comum, principalmente quando crianças e adolescentes saem às ruas para brincar. Mas a diversão pode provocar um transtorno para todos, além do risco de acidentes fatais quando acontece próximo da rede elétrica. Entre janeiro e junho deste ano, a Light já registrou 387 ocorrências envolvendo pipas em contato com a sua rede de energia, prejudicando o fornecimento para mais de 63 mil clientes. A maioria dessas ocorrências aconteceram nos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, além dos bairros da Penha e Santa Cruz. 

Os números de 2022 também surpreendem. A companhia registrou 969 ocorrências de pipas sobre a rede elétrica, que ocasionaram a interrupção no fornecimento de energia para mais de 145 mil consumidores. Os incidentes se concentraram principalmente em Duque de Caxias, Penha, Nova Iguaçu, Santa Cruz e Belford Roxo.

Dicas da Light

Pensando na segurança e no bem-estar de todos na hora da brincadeira, a Light recomenda escolher locais abertos como praças, parques e campos de futebol, bem longe da fiação. É importante também nunca tentar “recuperar” os brinquedos que ficam enroscadas nos fios ou próximo a equipamentos da rede elétrica. Acessar as áreas restritas da concessionária pode acarretar riscos. Em caso de qualquer ocorrência com esse ou outros objetos, a empresa deve ser imediatamente acionada pelo telefone 0800-021-0196.   

A companhia mantém um programa permanente de manutenção de seu sistema elétrico e para mitigar os efeitos destas ocorrências, a distribuidora realiza atividades preventivas. “Ao longo de todo o ano, nós realizamos inspeções diárias em toda a nossa rede elétrica, incluindo as linhas de alta tensão e de distribuição. Nossos técnicos estão sempre retirando resíduos de pipas, linha, armação e rabiolas que ficam presos na rede de energia, evitando prejuízos ainda maiores”, destaca Juliana Galiza, gerente de Manutenção da Light.   

A empresa também conta com a atuação de seus Centros de Operação (que monitoram, em tempo real, o sistema elétrico). A Light investe também na instalação de equipamentos de automação telecomandados da rede (que diminuem automaticamente o número de clientes sem energia em casos de ocorrência, por meio de transferência automática de carga).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp