13/07/2023 às 09h30min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h07min

Incubadora Chemovator BASF e onono® unem forças em programa para levar as startups ao próximo nível

onono apoia startups da América do Sul que querem participar do programa global

BASF
https://onono.com.br/
divulgação
  • Iniciativa oferece suporte nas áreas de sustentabilidade, processos, pesquisa e otimização de serviços, bem como materiais da próxima geração
  • Mentoria, coaching e apoio por meio de financiamento e acesso a conhecimento e networking
  • onono® promove a conexão do ecossistema na América do Sul, trazendo oportunidades para as startups da região
Há cinco anos a Chemovator trabalha com o apoio da BASF para desenvolver modelos de negócio escalonáveis e passíveis de investimento a partir de ideias originadas dentro da empresa. A partir de agora, a incubadora abre suas portas para todas as startups em estágio inicial que trabalham para desenhar um futuro bem-sucedido e sustentável da indústria química. O convite se estende a startups de todo o mundo e, na América do Sul, a oportunidade será facilitada pelo onono®, o Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF. O onono®, braço de inovação aberta na região, não apenas promove a conexão com um ecossistema vibrante e bem-sucedido, mas também colabora com os processos de seleção de startups provenientes da América do Sul que se inscreverem no programa.
"O Chemovator aproxima as startups externas em estágio inicial ao mundo da BASF. Essa é uma contribuição valiosa ao atual cenário de inovação e a interconexão de know-how da BASF, pois somente unindo forças poderemos impulsionar a inovação e enfrentar os desafios do futuro", diz a Dra. Melanie Maas-Brunner, membro da Diretoria Executiva da BASF SE e Chief Technology Officer.
O Chemovator apoia modelos de negócio nas áreas de sustentabilidade e processos, pesquisas e otimização de serviços, além de se concentrar em inovações em materiais da próxima geração em áreas como proteção contra incêndio, estabilizadores para plásticos, embalagens sustentáveis e proteção de culturas.
Markus Bold, Diretor Executivo da Chemovator, afirma: "Temos apoiado intraempreendedores na BASF há cinco anos e desenvolvemos mais de 30 ideias de negócio desde 2018. Agora estamos prontos para dar o próximo passo e estamos muito animados para definir o futuro da indústria química com fundadores de fora da BASF."
Amplo suporte Chemovator
A Chemovator oferece às deep techs em estágio inicial – startups que trabalham para desenvolver tecnologias do futuro na indústria química – acesso ao conhecimento especializado sobre a cadeia de valor da indústria química e à BASF, além de muitos anos de experiência da equipe da Chemovator em criar e desenvolver negócios e empresas. As equipes se beneficiam de mentoria, coaching e suporte de empreendedores experientes, investidores e acesso às suas redes. As startups recebem apoio financeiro e consultoria, inclusive nas áreas de recursos humanos, direito, finanças e marketing.
A abertura da incubadora ocorre em um momento em que a indústria química está passando por profundas mudanças. Os principais tópicos são matérias-primas renováveis, economia circular e redução das emissões de CO2.
Segundo Markus Bold, "A indústria química é de extrema importância para a economia global moderna. Ela converte matérias-primas em mais de 70 mil produtos diferentes. Ao mesmo tempo, ela também teve participação no surgimento de alguns dos desafios mais urgentes enfrentados pelo nosso setor, pela sociedade e pelo planeta atualmente. Há muitas oportunidades de inovação aqui, e a indústria química pode ser parte da solução. A Chemovator quer contribuir nesse sentido por meio de suas startups de sucesso nos próximos anos."
As startups interessadas podem se inscrever pelo site Chemovator entrar em contato com o time do onono.

Histórico de sucesso
Há um saldo positivo após cinco anos de atuação do Chemovator: os colaboradores da BASF apresentaram mais de 200 ideias, das quais 30 foram aceitas no programa. Desde então, três equipes foram transferidas de volta para a BASF como adições ao portfólio, onde oferecem valor agregado ao Grupo. Além disso, cinco empresas foram desmembradas, captaram financiamento externo e desenvolveram seu modelo de negócio de forma bem-sucedida. A startup lançada em conjunto “1000 Satellites”, por exemplo, já garantiu um financiamento adicional para abrir outros escritórios na região de Munique ainda este ano, além da região de Rhine-Neckar. Outras oito equipes atualmente estão em diferentes fases do programa Chemovator.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp