14/07/2023 às 19h07min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h06min

Em junho cai a intenção da indústria em lançar produtos em 2,6%

Porém, em 12 meses o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial acumula alta de 34,8%

Patrícia Soares
O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de junho apresentou queda de 2,6% na intenção da indústria em lançar produtos no mercado nacional, no dado livre de efeitos sazonais. O índice original mostra queda de 7%. Mas, de acordo com Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “na comparação com junho de 2022 o índice apresentou crescimento de 40,2%. Já no acumulado de 12 meses, um crescimento de 34,8% com relação ao ano anterior”. “As variações no Índice GS1 de Atividade Industrial observadas no primeiro semestre do ano nos mostram que, não só o empresário brasileiro se encontra confiante para o lançamento de produtos, como também reforça a importância dos microempreendedores na economia nacional.”
 
Desde janeiro de 2023, após ter identificado uma demanda do mercado em apoiar os MEIs-Microempreendedores Individuais, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil realizou a abertura de novas categorias de filiação voltadas a esse público. Com isso, observou-se um crescimento da identificação dos produtos comercializados por essas empresas, o que gerou aumento do volume de solicitação de códigos de barras ao longo dos meses. Esse movimento amplia a variação do índice nas comparações com os anos anteriores.


Entenda o índice
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
  • ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
  • DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
  • O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
  • Todo 1º dia útil do mês
  • Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
  • Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
  • Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
  • Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
  • Número Índice (Base: média de 2012 = 100)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp