13/07/2023 às 10h01min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h03min

Ferrogrão: pelo menos seis terras indígenas, 17 unidades de conservação e três povos isolados serão afetados

Levantamento exclusivo expõe impacto muito maior que o estimado por empresas do agro. Ministério dos Povos Indígenas demonstra preocupação e cobra consulta, mas ministro dos Transportes de Lula externa otimismo com obra impulsionada por Bolsonaro

Assessoria de Imprensa
Foto: Instituto Kabu

Por Leandro Melito, especial para o Joio e para a InfoAmazônia

 

Protesto do povo Kayapó em agosto de 2020 na BR-163 exige direito de consulta na concessão da Ferrogrão. Foto: Fernando Sousa/Instituto Kabu

No lado paraense da ferrovia, diz a nota, um trecho de quase 380 km (40% do total) está a menos de 50 km das terras indígenas Baú, Menkragnoti e Panará, “onde os índices de desmatamento mantêm-se extremamente elevados desde que teve início a pavimentação da BR-163”. A área de influência da BR-163 é de 40km em torno da rodovia, previsão para esse tipo de empreendimento na Amazônia Legal segundo a Portaria Interministerial nº 60/2015.

 

Doto Takak Ire, presidente do Instituto Kabu, queixa-se que as portas se fecharam quando Blairo Maggi foi nomeado ministro da Agricultura. Foto: Louro Cunha

A partir de uma ação do PSOL no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes paralisou todos os processos da Ferrogrão para analisar a eficácia da Lei 13.452/2017, originada de uma medida provisória proposta por Michel Temer, que reduz a área do Parque Nacional do Jamanxim para acomodar a ferrovia.

 

Alessandra Munduruku: "O governo precisa ler os protocolos de consulta dos povos indígenas, porque eles estão dizendo como querem ser consultados". Foto: Goldman Environmental Prize/Divulgação

Entre os impactos já percebidos no território, ela aponta a construção dos silos para armazenamento de grãos em Itaituba pelas empresas Bunge e Cargill, que geram especulação fundiária em Itaituba. “A maioria das comunidades está sendo pressionada para vender terras para essas grandes empresas.”

 

Kunity: “Nossos avós e nossos pais sofreram muito com a construção da BR-163. Fomos expulsos de nosso território para que a rodovia fosse construída"

Os impactos para além da área analisada

“A gente tem exigido do governo que faça uma consulta em relação a todos esses territórios que vão na direção da Ferrogrão. Vai ser muito importante para nós fazer parte desse projeto, porque muitas vezes a gente é excluído, eles decidem sem ouvir.”


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