13/07/2023 às 11h03min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h03min

Governo Bolsonaro ignorou suspeita de violência sexual contra meninas indígenas com HPV

Casos não foram investigados pela Funai, nem por outros órgãos responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes; servidores apontam dificuldades para atuar em aldeias Jamamadi por causa de atuação de missionário religioso

Assessoria de Imprensa

Por Tatiana Merlino, especial para O Joio e O Trigo e Repórter Brasil

O laudo faz parte de um relatório do Conselho Tutelar de Lábrea endereçado ao então coordenador local da Funai, Luiz Fernandes de Oliveira Neto, que comandou a sede regional entre 2014 e janeiro de 2020.

 

O povo Jamamadi vive em Lábrea, no sul do Amazonas. Foto: Opan

As lesões descritas pelos laudos, dentro da cavidade oral, e a idade das meninas afetadas, indicam que os casos “são altamente suspeitos para violência sexual”, afirma a médica pediatra Luci Pfeiffer, presidente do Departamento de Prevenção e Enfrentamento das Causas Externas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Outro ofício da Funai obtido pelo Joio e a Repórter Brasil informa também que os servidores do órgão e da saúde indígena (Sesai) estão enfrentando dificuldades para atuar nas aldeias Jamamadi em razão do missionário religioso Steve Campbell, da igreja Greene Baptist Church.

 

Campbell vive hoje na área urbana de Lábrea, mas segue exercendo influência na comunidade. Foto: Divulgação

Campbell vive hoje na área urbana de Lábrea, mas segue exercendo influência na comunidade. Servidores que trabalham no município dizem, sob anonimato, que um aspecto da desestruturação causada pelo missionário é o conflito entre gerações, já que Campbell apoia lideranças mais jovens, que têm melhor domínio do português e de tecnologias digitais, o que acaba deslegitimando os mais velhos.

* Nota da redação: Esta reportagem foi alterada às 19h40 de 12 de julho de 2023 para atualizar o posicionamento de Luiz Fernandes Oliveira Neto e acrescentar informações a respeito da atuação de Steve Campbell.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp