14/07/2023 às 11h15min - Atualizada em 14/07/2023 às 16h05min

Queda nos preços dos materiais de construção em junho indicam retorno à normalidade pós pandemia

Índice divulgado pelo IBGE anima o setor que se prepara para os novos projetos do Minha Casa Minha Vida

Flávia Sofia do Nascimento Brandão
https://cvcrm.com.br/
Agência de Comunicação Governo do Ceará

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), divulgado hoje (11) pelo IBGE, apresentou variação total nos preços da construção de 0,39% em junho, um aumento de 0,03 ponto percentual em relação a maio (0,36%). Apesar da alta geral, a parcela dos materiais apresentou variação de -0,28%, mantendo a tendência de queda observada no último mês e ficando 0,04 ponto percentual abaixo da taxa de maio (-0,24%).  

Considerando o índice de junho de 2022 (1,19%), houve queda de 1,47 ponto percentual. 

Para o gerente do Sinapi, Augusto Oliveira, os índices sinalizam o retorno do mercado a um cenário mais comportado, sem a influência de um momento atípico como a pandemia, contexto em que houve alta expressiva nos materiais.  

“Agora eles estão tendo um comportamento mais próximo do período pré-pandemia. Uma prova é que os índices acumulados têm caído constantemente”, diz o gerente do Sinapi. 

Para o CEO da empresa CV CRM, especialista em soluções de digitalização para o mercado imobiliário, a tendência de queda nos preços dos materiais chega para somar ao cenário favorável às incorporadoras, que têm vislumbrado boas oportunidades com a configuração das novas diretrizes habitacionais como o Minha Casa Minha Vida.  

A Região Sul, com alta na parcela dos materiais em todos os estados e reajuste observado nas categorias profissionais em Santa Catarina, ficou com a maior variação regional em junho, 0,98%. As demais regiões apresentaram os seguintes resultados: 0,44% (Norte), 0,66% (Nordeste), -0,04% (Sudeste) e 0,49% (Centro-Oeste). 

O índice Sinapi, uma produção conjunta do IBGE e da Caixa, tem por objetivo a produção de séries mensais de custos para o setor habitacional. As estatísticas do Sinapi sobre preços e custos auxiliam na elaboração, análise e avaliação de orçamentos, enquanto os índices possibilitam a atualização dos valores das despesas nos contratos e orçamentos. 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp