12/07/2023 às 10h20min - Atualizada em 13/07/2023 às 00h09min

Escolas da Paraíba recebem tablets e capacitação em projeto de Inclusão Digital da EDP

Iniciativa já beneficiou mais de 12 mil alunos e deve chegar a 51 escolas em 12 estados do Brasil no ano de 2023  

Instituto MPUMALANGA
https://www.mpumalanga.com.br/
Divulgação

 

O projeto Inclusão Digital nas Escolas chega esta semana ao município de Pocinhos, na Paraíba. As escolas municipais Francisco Rosa, Jucineide Afonso Pereira, Anselmo Tomé de Souza e Rui Barbosa serão beneficiadas com a entrega de 49 tablets, no total. O projeto também vai até Areial, outra cidade paraibana, onde distribuirá 24 tablets entre as escolas municipais Severino Barbosa e João Isidro dos Santos. Todas as redes de ensino terão, além da entrega dos equipamentos, capacitação e formação dos professores para a utilização de tecnologia e ferramentas digitais nos planos de ensino. 

O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto EDP, gestor dos investimentos sociais do Grupo EDP no Brasil, e o Instituto Mpumalanga, o qual visa promover a inclusão digital em escolas públicas de todo o país por meio da capacitação de professores, da doação de tablets, e da disponibilização de material e conteúdo digital a ser trabalhado em sala de aula. 

Para o secretário de educação de Areial, Diego Sales, o projeto oferece a oportunidade de dar aos alunos e professores uma nova realidade em relação às tecnologias no processo de aprendizagem. “Entendemos que a inclusão digital no ensino permite o acesso a uma ampla gama de recursos educacionais e ferramentas interativas. Com o uso de tecnologia, os alunos podem explorar informações e conhecimentos de maneira mais dinâmica e envolvente. Isso facilita a compreensão dos conceitos, desperta o interesse pelo aprendizado e estimula a criatividade. Capacitando os alunos a desenvolver habilidades digitais essenciais, preparando-os para os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo”, observa. 

Sandoval da Silva, diretor da escola Anselmo Tomé de Souza, diz que a chegada dos 12 tablets à sua escola está sendo muito esperada, pois os professores já estão se preparando para utilizá-los da melhor forma, permitindo que os professores possam atrair a atenção dos alunos. “Os alunos gostam das ferramentas tecnológicas e os equipamentos, juntamente com o treinamento para os professores possibilita aulas inovadoras que vão tornar o ambiente escolar mais atraente”, explica o diretor. 

A diretora da Escola Municipal Rui Barbosa, também em Pocinhos, Edileuza Vieira de Oliveira, também concorda que o treinamento dos professores e a chegada dos tablets é algo muito positivo para o ensino pedagógico: “Estou muito otimista, é uma notícia muito boa para nossa comunidade escolar, pois é mais uma ferramenta de trabalho que vai auxiliar professores no processo de aprendizagem, facilitando a vida de todos e despertando maior interesse dos alunos”, opina.

Já o diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Izidro dos Santos, Renato Marques de Brito, Areial também celebrou a chegada dos tablets, bem como a capacitação oferecida aos professores. “Essa iniciativa traz inúmeras oportunidades para aprimorar a educação e elevar a experiência de aprendizagem dos nossos alunos a um novo patamar. Os tablets são excelentes ferramentas, repletas de recursos educacionais interativos, permitindo acesso a diversos aplicativos educativos e acesso à internet. Eles nos permitem explorar diferentes formas de ensinar, envolvendo os alunos de maneira mais dinâmica e estimulante. Com essas tecnologias em nossas mãos, abrimos um mundo de possibilidades para tornar o aprendizado mais cativante e personalizado.

Além disso, a capacitação oferecida aos professores será fundamental para aproveitar todo o potencial desses e outros equipamentos, por meio das novas metodologias. Durante essas formações, teremos a oportunidade de aprender sobre as melhores práticas no uso da tecnologia em sala de aula, explorar recursos educativos específicos, trocar experiências e criar estratégias pedagógicas inovadoras”, observa. 

Projeto visa promover a transformação social nas comunidades através da tecnologia digital, educação e cidadania  

Segundo Vivian Schaeffer, que coordena o projeto pelo Instituto Mpumalanga, “a proposta é dar apoio a uma educação de qualidade e dinâmica, com conteúdos modernos e atrativos aos alunos e professores que, muitas vezes, também não se sentem familiarizados com a tecnologia em si. Pretendemos aproximar e integrar todos da sala de aula.”

O projeto Inclusão Digital nas Escolas faz parte do programa EDP nas Escolas. O principal objetivo é promover a transformação social das comunidades por meio da educação e da cidadania, utilizando a tecnologia como aliada e contribuindo para a melhoria dos indicadores e qualidade de ensino. Em 2023, o EDP nas Escolas tem como tema Energias Renováveis.

“Acreditamos na educação como um dos pilares com maior potencial de transformar a sociedade. São mais de 20 anos contribuindo com a formação de crianças e adolescentes, e com a melhoria dos indicadores de educação. Mais importante que os números de professores e alunos impactados, é o reconhecimento que temos dos diretores escolares, que avaliam que o programa tem contribuído fortemente com o desempenho educacional, incentivando a leitura e a escrita, e a inclusão digital”, destaca Dominic Schmal, diretor do Instituto EDP.

Em dois anos de atividades, o projeto Inclusão Digital nas Escolas já fez a doação de 800 tablets, impactando positivamente mais de 12 mil alunos e mil professores. Cerca de 13 mil crianças e 940 professores em 51 escolas nos estados de AP, CE, ES, GO, MT, PA, PB, RN, RS, SC, SP e TO devem ser beneficiados pelo projeto em 2023.

O projeto está alinhado com a agenda 2030 da ONU, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem atingidos nos próximos sete anos. Somente com esta iniciativa, a EDP colabora para as metas dos ODS 1 (erradicação da pobreza), 4 (educação de qualidade), 10 (redução das desigualdades) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis).

Sobre o Instituto MPUMALANGA

É uma organização da sociedade civil que atua desde 2007 nas áreas de direitos humanos; educação; arte; cultura; gastronomia; comunicação e meio ambiente por meio de cursos, pesquisas, atendimento direto de crianças, jovens e adultos e formação de professores de redes públicas com a metodologia Viva com Arte, com ações presenciais e em ambiente virtual.

https://www.mpumalanga.com.br/ 

Sobre o IEDP

Em 14 anos de atividades, o Instituto EDP investiu mais de R$ 130 milhões em projetos socioculturais que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas por meio de aproximadamente 450 programas espalhados por todo o Brasil. Somente em 2022, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 179 mil pessoas em projetos sociais e 514 mil em exposições e visitas a museus. De forma indireta, outras 150 mil pessoas foram beneficiadas. Foram aportados R$ 16,8 milhões ao longo do ano. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde. 

Sobre a EDP Brasil

Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.

 

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