12/07/2023 às 09h24min - Atualizada em 13/07/2023 às 00h06min

Falta de estatísticas oficiais dificulta avanços na prevenção de incêndios estruturais, avalia especialista

Assunto foi tema de debate durante a primeira edição do Seminário Nacional de Normalização Técnica da Segurança Contra Incêndio

Vinicius Pereira Santos

Falta de estatísticas oficiais dificulta avanços na prevenção de incêndios estruturais, avalia especialista 
 

Assunto foi tema de debate durante a primeira edição do Seminário Nacional de Normalização Técnica da Segurança Contra Incêndio 

Aausência de dados oficiais sobre incêndios estruturais no Brasil ainda é desafio para o avanço da prevenção desse tipo de ocorrência no país. Foi o que apontou Marcelo Lima, consultor do Instituto Sprinkler Brasil, durante a primeira edição do Seminário Nacional de Normalização Técnica da Segurança Contra Incêndio, realizado recentemente pelo Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (CB-024/ABNT).
 

Para o consultor, há a necessidade de os governos estaduais publicarem por meio do Corpo de Bombeiros estatísticas que comprovem o volume de sinistros em depósitos, hospitais, hotéis, escolas, prédios públicos, museus, entre outras edificações, que podem ser evitados com a instalação de sprinklers.
 

“Entre os desafios que ainda temos no setor de proteção contra incêndio no Brasil, como a falta de certificação de equipamentos, engenharia de incêndio e qualidade profissional, a questão das estatísticas seria o mais fácil de resolver, uma vez que os dados já existem”, explica.
 
Lima reforça que a publicação do número de ocorrências seria fundamental para saber qual a seriedade da questão do combate a incêndios no país, possibilitando avanços na legislação e a criação de políticas públicas voltadas à prevenção de acidentes.
 
“Ouvimos falar, por exemplo, que não acontece incêndio em indústria ou que são poucos. Em países como França e Alemanha os números são significativos e aqui no Brasil não deve ser diferente”, comenta.
 
“Entendo que o trabalho certo a se fazer para diminuir o número de mortes em ocorrências como esta é o de conscientização sobre a importância da instalação adequada e manutenção preventiva de sistemas de proteção contra incêndio, como os sprinklers, para salvar vidas”, completa.
 

O evento teve como objetivo engajar diversos setores sobre os desafios da segurança contra incêndio no Brasil. Reguladores, fabricantes, instaladores, usuários, certificadores, acreditadores, laboratórios de ensaio, associações, dentre muitas outras partes interessadas puderam contribuir no contexto da normalização técnica. Para saber mais sobre as ações do CB-024, acesse: Link 
 
Sobre o ISB (Instituto Sprinkler Brasil)  
O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers - também conhecidos como chuveiros automáticos - nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País. Fundado em 2011, o ISB defende o uso desta tecnologia como a medida mais eficaz de evitar perdas humanas e materiais.  
 

INFORMAÇÕES DE IMPRENSA  
 

Conteúdo Comunicação  
 

Ricardo Morato ([email protected]) 
Cel. (11) 98799-5868
 
Carol Freitas ([email protected])
Cel. (11) 99196-3890

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp