11/07/2023 às 13h56min - Atualizada em 12/07/2023 às 04h08min

A arte contemporânea de Roberto Londoño Uribe

O artista plástico busca representar experiências e o cotidiano em sua obra, deixando espaço para a imaginação e a livre interpretação do espectador. As suas pinturas convidam a uma experiência pessoal e subjetiva, onde cada um pode estabelecer a sua própria ligação e associação com a obra.

Imprensa


Roberto Londoño Uribe é um renomado artista plástico colombiano nascido em Neiva, Huila, em 1956. Além de seu talento artístico, também é administrador de empresas e zootecnista, especializado em avaliação e formulação de projetos de desenvolvimento social e gestão social.

Londoño Uribe se destaca por seu estilo único e distinto na arte contemporânea. Suas obras são caracterizadas pelo uso de espátula, pontos claros e escuros, com cores simultâneas que criam contrastes marcantes. Através de sua técnica, joga com efeitos de iluminação e decomposição de valores cromáticos, alcançando composições cheias de vitalidade.

O artista plástico busca representar experiências e o cotidiano em sua obra, deixando espaço para a imaginação e a livre interpretação do espectador. As suas pinturas convidam a uma experiência pessoal e subjetiva, onde cada um pode estabelecer a sua própria ligação e associação com a obra.

A carreira artística de Roberto Londoño Uribe começou em 2006 e, desde então, participou de inúmeras exposições coletivas em diferentes partes da Colômbia e outros países. Entre as exposições destacam-se a comemoração dos 30 anos da Arturo Flórez Workshop Gallery em Neiva, o Festival Internacional de Pintura Ciudad de Laboyos em Pitalito, o Mosaico Artístico Internacional Armemos la Paz e a Primeira Bienal de Arte FMGC n Culiacán México 2023, entre outros.

Para além da participação em exposições colectivas, Londoño Uribe teve exposições individuais, como "Impermanencia" e "Des-Nudos" no Museu de Arte Contemporânea da Huíla e "Danza de Colores" no El Patio - Casa Cultural e Restaurante, em Neiva.

Seu talento e dedicação foram reconhecidos nacional e internacionalmente. Ele recebeu reconhecimento da Organização Mundial de Artistas Integrados e Arte sem Fronteiras pela Paz no México, da Associação Cultural Aires de Córdoba na Espanha e da Organização Cultural Brasil América Latina no Brasil.

A obra de Roberto Londoño Uribe é uma expressão artística cheia de vitalidade e emoção. Suas composições dinâmicas e o uso habilidoso da cor refletem sua visão pessoal do mundo e suas experiências. Por meio de sua arte, ela convida o espectador a entrar em um universo próprio e refletir sobre a beleza encontrada na vida cotidiana.

As publicações em que tem participado, como as ilustrações no livro "Neiva Transformaciones y Sueños" e na revista "Ágora Salom", evidenciam o seu reconhecimento e contributo para o campo cultural e artístico.

Roberto Londoño Uribe continua deixando uma marca significativa na arte contemporânea colombiana e sua obra continua sendo apreciada nacional e internacionalmente.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp