11/07/2023 às 15h33min - Atualizada em 12/07/2023 às 04h08min

Como vencer o medo? Especialista dá 4 dicas para superar essa sensação

Mirths Angelo, coordenadora de Psicologia da Anhanguera, explica como mudar esse cenário que impacta o desempenho na vida das pessoas  

Bianca Lodi

O medo é uma emoção humana natural, que desempenha um papel importante na nossa sobrevivência. No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em lidar saudavelmente com essa sensação.  

Mirths Angelo, coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera, explica que o medo é uma resposta protetora do nosso organismo, mas quando ele se torna excessivo ou incapacitante, é importante buscar estratégias para enfrentá-lo de forma saudável. “Muitas pessoas não conseguem lidar de forma saudável com essa sensação, imaginando o futuro, simulando acontecimentos, desencadeando então uma fobia, que passa a prejudicar outras áreas da vida, tais como: vida acadêmica, laboral, relacionamento interpessoal, entre outras”. 

Embora sejam frequentemente confundidos, medo e fobia são duas experiências distintas. É essencial compreender essa diferença para um diagnóstico adequado e um tratamento eficaz. De acordo com a psicóloga, a fobia é classificada como um transtorno mental ansioso, podendo até mesmo incapacitar o indivíduo. Por outro lado, o medo é uma resposta emocional a uma ameaça real. No caso das fobias, a sensação de perigo está relacionada a ameaças internas, vagas, conflituosas ou desconhecidas. “Em geral, essa sensação de que algo ruim irá acontecer pode estar ligada a transtornos psicológicos. Entre eles, destacam-se a depressão, a ansiedade e transtorno do pânico”. 

Para vencer o medo, a coordenadora de Psicologia da Anhanguera listou 4 dicas, confira: 

1. Entenda o medo: o primeiro passo para superar essa sensação é compreendê-lo. Analise suas emoções, identifique as causas subjacentes e perceba como vem afetando sua vida. Entender o medo é essencial para encontrar modos de enfrentá-lo. 

2. Não evite o medo: fazer isso só vai prolongar o problema. Em vez disso, tente descrevê-lo. Coloque seus pensamentos e emoções em palavras, o que pode ajudar a diminuir sua intensidade. Ao enfrentar o medo de frente, você estará mais preparado para encontrar soluções. 

3. Busque ajuda profissional: se o medo está interferindo significativamente em sua vida e bem-estar, é importante buscar a ajuda de um profissional qualificado. Psicólogos e psiquiatras são especialistas treinados para ajudar as pessoas a lidar com seus medos e superá-los de forma saudável. Eles podem fornecer orientação, terapia e, se necessário, prescrever tratamentos adequados. 

4. Faça terapia: a terapia é uma ferramenta valiosa no processo de superação do medo. Um terapeuta experiente pode ajudar a identificar as causas subjacentes do medo, fornecer técnicas de enfrentamento e criar um plano personalizado para ajudá-lo a superá-lo. A terapia oferece um ambiente seguro para explorar seus medos e trabalhar em direção à superação. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp