10/07/2023 às 09h30min - Atualizada em 12/07/2023 às 00h00min

Cinco tendências de tecnologia na área da saúde que se traduzem em oportunidades para os profissionais de TI

*Por Gilberto Reis, diretor de operações da Runtalent

Pâmella Cavalcanti
Freepik

A tecnologia na área da saúde está desempenhando um papel cada vez mais importante, revolucionando a forma como os serviços médicos são entregues e transformando a experiência do paciente. 

Com o avanço rápido da inteligência artificial e de outras novas tecnologias, estamos testemunhando uma onda de inovação tecnológica que está impactando positivamente o diagnóstico, prevenção e tratamento de diversas doenças, bem como a busca por mais qualidade de vida em várias frentes. 

A tecnologia aplicada na saúde tem trazido avanços e inovações para melhorar a experiência na prestação de serviços de saúde, o diagnóstico, o tratamento e o bem-estar dos pacientes. Ela engloba uma ampla gama de soluções e ferramentas desenvolvidas especificamente para atender às necessidades do setor e tem como objetivo principal proporcionar benefícios significativos para pacientes, profissionais e o sistema como um todo.  

Essa aplicação de tecnologia abrange desde o uso de dispositivos médicos avançados, como equipamentos de diagnóstico por imagem de última geração e dispositivos de monitoramento de pacientes, até o desenvolvimento de softwares especializados, como prontuários eletrônicos e sistemas de gestão de informações de saúde, além de soluções que simplificam os processos de agendamento e aprovação de procedimentos pelas operadoras de saúde, entre outros. 

Para tornar tudo isso possível, mais do que nunca, o trabalho do profissional de TI tem se tornado cada vez mais requisitado na área da Saúde. Além disso, a rápida evolução da tecnologia nesta área está impulsionando diversas tendências que aumentarão ainda mais a relevância do profissional de TI no setor, especialmente, para os profissionais que se capacitarem para atuar no setor. 

Dito isso, elenco a seguir algumas das principais que têm transformado o setor: 

  1. A inteligência artificial é usada para analisar grandes volumes de dados clínicos e médicos, identificar padrões e tendências, e auxiliar os especialistas no diagnóstico e tratamento de doenças. Algoritmos de aprendizado de máquina permitem que os sistemas de saúde sejam mais precisos e eficientes na interpretação de imagens médicas, como radiografias e exames de ressonância magnética, facilitando a detecção precoce de doenças e melhorando os resultados dos pacientes.
     
  2. A telemedicina, impulsionada pelo avanço das tecnologias de comunicação, permite que pacientes e médicos se conectem remotamente. Consultas virtuais, monitoramento remoto de pacientes e aplicativos móveis de saúde estão se tornando cada vez mais populares, proporcionando acesso conveniente aos cuidados médicos, acompanhamento de saúde em tempo real e gerenciamento de condições crônicas.
     
  3. As tecnologias de realidade virtual (RV) e aumentada (RA) estão sendo aplicadas em treinamento médico, simulação de procedimentos complexos e terapia de reabilitação. Elas podem ajudar os profissionais de saúde a aprimorar suas habilidades, permitir que os pacientes vivenciem experiências terapêuticas imersivas e melhorar a eficácia dos tratamentos.
     
  4. A impressão 3D é utilizada na criação de próteses personalizadas, órgãos artificiais e modelos anatômicos para planejamento cirúrgico. A bioimpressão, que envolve a impressão de tecidos e órgãos vivos, está em desenvolvimento e pode revolucionar a medicina regenerativa e os transplantes no futuro.
     
  5. O uso de big data na saúde permite a análise de grandes conjuntos de dados clínicos e epidemiológicos a fim de identificar tendências, prever surtos de doenças, desenvolver protocolos de tratamento mais eficazes e melhorar a gestão de recursos de saúde. A análise de dados também desempenha um papel fundamental na pesquisa médica e na descoberta de novos tratamentos e medicamentos. 

O objetivo de todas essas tendências é melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde, agilizar os processos clínicos, otimizar a gestão de recursos, facilitar o acesso aos serviços e promover uma abordagem mais personalizada e centrada no paciente. 

E claro que a relevância do profissional de TI no setor da Saúde não para por aí. A figura deste especialista ainda é essencial quando abordamos o “backstage” das empresas, como por exemplo, os analistas de infraestrutura, responsáveis por garantir um tráfego seguro e fluído de todas as informações relacionadas à empresa que atua. Ou seja, o técnico tem como principal objetivo garantir que o sistema tecnológico opere com máxima performance, escalabilidade e eficiência. 

Outro assunto relevante na área está ligado à segurança da informação. O profissional de TI precisa estar cada vez mais preparado para enfrentar os desafios e garantir mais segurança jurídica aos sistemas tecnológicos, os chamados “titulares de dados”, além do tratamento das informações de forma ética, responsável e segura.  

Não podemos negar que ser profissional de TI requer muito estudo, curiosidade, habilidade e responsabilidade com o que faz. Ouso dizer que, na área da saúde, a missão vai além. É preciso ser apaixonado e motivado por viabilizar os recursos e ferramentas essenciais e principalmente, salvar vidas.

 

*Gilberto Reis é diretor de operações da Runtalent, empresa especializada em soluções de alocação de profissionais de TI, squads ágeis e suporte à gestão de times e projetos, que atende quase 100 clientes em mais de 12 segmentos. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp