10/07/2023 às 14h34min - Atualizada em 11/07/2023 às 12h08min

Julho verde conscientiza para o câncer de cabeça e pescoço

SANTA CASA DE MAUÁ
DIVULGAÇÃO
A fim de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, o mês de julho também ganhou a cor verde, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para 2023, há uma previsão de 40 mil novos casos. Já o Ministério da Saúde aponta como o quinto tipo de câncer com mais casos no Brasil, que leva a 10 mil mortes por ano. Entretanto, as chances de cura podem chegar a 90% se descoberto em fase inicial.

De acordo com o otorrinolaringologista Thiago Brunelli, do hospital Santa Casa de Mauá, a maioria dos casos é descoberta em estágios já avançados e, por isso, é muito importante o diagnóstico e tratamento precoces. O foco da campanha são os tumores de boca, língua, gengiva, palato, bochecha, laringe, tireoide, orofaringe, nariz, seios nasais, nasofaringe e pescoço. Essas patologias impactam fortemente em funções importantes para o bem-estar, como na respiração, na deglutição e na fala.

“Estar atento aos sintomas ajuda a detectar a doença precocemente e entre alguns deles estão a dor de garganta e rouquidão persistentes, dificuldades para engolir, nódulos no pescoço, aftas, manchas brancas e avermelhadas na boca, além de sangramento. Os sintomas que persistem por mais de 15 dias precisam ser avaliados por um especialista”, alerta o médico Thiago Brunelli.

As principais causas para o câncer de cabeça e pescoço são o tabagismo, o consumo de álcool, as próteses dentárias mal colocadas, a má higiene bucal e até o vírus do HPV. O tratamento pode exigir cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

A melhor prevenção é manter uma alimentação saudável e balanceada em iodo, consumo moderado de bebidas alcoólicas, fazer uma boa higiene bucal e consultar regularmente um dentista, não fumar e fazer exames periódicos, haja vista que a doença tem origem hereditária, influência de poluentes, irradiação e obesidade. 

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1.374 – Vila Assis – Mauá – telefone (11) 2198-8300.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp