10/07/2023 às 09h47min - Atualizada em 11/07/2023 às 12h00min

Transformando discursos em realidade: Wi-Fi público é o começo de uma nova era digital

As iniciativas impulsionam a inclusão digital e reduzem a desigualdade, mas torna-se necessário o investimento em estruturas de qualidade

Imprensa
Divulgação

Por José Antônio* 

 

Nos últimos anos, a digitalização tem se tornado uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), ao todo, existem 5,3 bilhões de usuários de internet no mundo. A expansão da internet e o avanço das tecnologias têm proporcionado inúmeras oportunidades e transformado a maneira como nos comunicamos, trabalhamos e nos divertimos.  

No entanto, apesar dos avanços, ainda há uma significativa parcela da população que não possui acesso à internet, principalmente em países em desenvolvimento. Nesse contexto, iniciativas em lugares públicos para a democratização do acesso à internet surgem como uma necessidade, possibilitando que mais pessoas se conectem e desfrutem dos benefícios da era digital. 

 

Wi-Fi Livre e a democratização do acesso à internet 

Atualmente, 2,7 bilhões de cidadãos enfrentam barreiras financeiras que os impedem de contratar um serviço de internet em suas residências. Em regiões remotas ou de baixo desenvolvimento infraestrutural, a falta de aparelhos de telecomunicações também limita o acesso. Diante dessa realidade, a implementação de redes de Wi-Fi em lugares públicos se mostra como uma solução promissora para o acesso à internet. 

Ao disponibilizá-lo em praças, parques, bibliotecas, escolas e outros locais frequentados pela população, as iniciativas de Wi-Fi Livre permitem que pessoas de diferentes estratos sociais tenham a oportunidade de se conectar à internet, buscar informações, acessar serviços online, desenvolver habilidades digitais e se comunicar com o mundo. Isso contribui para reduzir a desigualdade digital e oferece novas oportunidades de inclusão social. 

 

Investindo em estruturas de qualidade para garantir a efetividade do Wi-Fi público 

A disponibilização de Wi-Fi público não se resume apenas a oferecer conexão gratuita à internet. É fundamental que as estruturas e infraestruturas sejam bem planejadas e executadas, garantindo uma conexão estável, segura e de qualidade para os usuários. Investir em equipamentos modernos, redes de alta velocidade e medidas de segurança é essencial para assegurar uma experiência satisfatória aos usuários. 

O ponto principal é a manutenção e atualização regular dessas estruturas, fatores cruciais para garantir a continuidade do serviço. É importante que os órgãos responsáveis pela implementação, estejam comprometidos com a manutenção preventiva, o monitoramento constante e a resolução ágil de problemas técnicos que possam surgir. Dessa forma, é possível evitar interrupções no serviço e proporcionar uma experiência de uso confiável e eficiente. 

Apesar das transformações dos discursos em ações concretas serem essenciais para impulsionar o avanço tecnológico e a inclusão digital em um país, a implementação na prática é um passo fundamental nesse processo, permitindo que mais pessoas tenham acesso à internet e possam desfrutar dos benefícios da era digital. A democratização do acesso à internet é um caminho para reduzir a desigualdade social e promover o desenvolvimento econômico e educacional de uma nação. Portanto, é imprescindível que se invista em meios concretos, para que o cidadão, no fim, possa colher os frutos desse avanço tecnológico. 

 

*José Antônio Soares é Diretor Comercial de Governo na WCS Conectologia. Bacharel em Ciências Jurídicas, o executivo possui vasta experiência e relacionamento com órgãos públicos (Federal, Estadual e Municipal) envolvendo definição de estratégias de negócios, análise e pesquisa de mercado, abertura de novos canais de vendas, desenvolvimento de negócios e clientes, definição de diretrizes e táticas operacionais.   

 

Sobre a WCS Conectologia 

Há mais de 25 anos atuando no mercado corporativo, a WCS Conectologia é uma das principais empresas de telecomunicações do país. Com rede própria na Grande São Paulo, Interior paulista, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Brasília e Belo Horizonte, possui cobertura com estrutura própria em mais de 150 cidades, ofertando uma rede segura e atendimento diferenciado, o que transforma a conexão do usuário em uma experiência única. Saiba mais em: https://wcsconectologia.com.br/ 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp