07/07/2023 às 13h21min - Atualizada em 07/07/2023 às 16h05min

Dia Mundial da Saúde Ocular: envelhecimento e pobreza estão entre os principais fatores de risco para a cegueira

Especialista alerta que exames preventivos podem diagnosticar desde doenças sistêmicas até tumores

SALA DA NOTÍCIA Prezz Comunicação
Canva

 

 


Dez de julho é marcado pelo Dia da Saúde Ocular. A data é um alerta sobre a prevenção  e o diagnóstico precoce de doenças oculares. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há cerca de 1,5 milhão de pessoas cegas no Brasil. O estudo aponta que o envelhecimento e a pobreza estão entre os principais fatores de risco para perda da visão.

 

O oftalmologista Antônio Sardinha Neto, do Hospital de Olhos de Cuiabá,  enfatiza a necessidade de se dedicar à prevenção e ao cuidado adequado dos olhos. "Muitas doenças oculares podem ser detectadas numa consulta com o oftalmologista. Os exames preventivos podem diagnosticar desde doenças sistêmicas até tumores”, afirma o médico. 

 

O especialista aponta ainda para o aumento das doenças oculares relacionadas ao estilo de vida moderno. "Passamos cada vez mais tempo em frente a telas digitais, seja no trabalho, no lazer ou nos estudos. Isso tem levado ao surgimento de problemas como a síndrome do olho seco e a fadiga visual. Além disso, o envelhecimento da população também traz consigo um aumento nas doenças oculares crônicas, como a degeneração macular relacionada à idade."

 

Segundo o Dr. Antônio, a prevenção é a chave para a saúde ocular. “É muito importante ressaltar que os olhos não apresentam somente problemas de grau, há doenças sérias que podem levar à cegueira se não detectadas e tratadas a tempo. Por isso, recomendamos visitas anuais ao oftalmologista”, ressalta o médico.

 

Ainda de acordo com o especialista, as principais doenças oculares são: conjuntivite aguda bacteriana, conjuntivite viral, conjuntivite crônica (tracoma), catarata e glaucoma. Além de consultar regularmente o oftalmologista, o médico também lista algumas dicas para proteção dos olhos:  

 

- Evitar coçar ou esfregar os olhos;

- Remover a maquiagem antes de dormir. Sempre verificar a validade dos produtos;

- Não compartilhar maquiagem;

- Verificar o nível de glicose para evitar problemas causados pela diabetes;

- Pelo menos uma vez ao dia, é importante higienizar a área em volta dos olhos (pálpebras, cílios e cantos). Ao remover as impurezas, o paciente evita as coceiras, irritações e até conjuntivite;

- Usar óculos ou lentes quando prescritos;

- Usar óculos escuros em locais com muita claridade, e

- Piscar com frequência para lubrificar as córneas. Isso ajuda a prevenir a Síndrome da Visão de Computador.


“Em caso de baixa visão, dores oculares, irritações frequentes, procure um oftalmologista”, recomenda o médico do Hospital de Olhos de Cuiabá.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp