06/07/2023 às 12h14min - Atualizada em 07/07/2023 às 00h09min

Iniciativa sociocultural realiza pintura de grafite em escolas da Zona Sul de São Paulo

Com workshop do artista Jamil, alunos grafitaram muros de instituições contempladas pelo Projeto “Cores do Amanhã” nos dias 28 e 29 de junho

SALA DA NOTÍCIA Letícia Herenyi Silveira
Murilo Alves / Horizonte

Conectando arte, educação e responsabilidade social, o Projeto “Cores do Amanhã” realizou, nos dias 28 e 29 de junho, a pintura de grafites em muros de duas escolas estaduais da Zona Sul de São Paulo. Os alunos da E.E. Jesus José Attab, na região de Parelheiros, e da E.E. Samuel Wainer, no distrito do Grajaú, participaram de um workshop sobre os aspectos que envolvem o grafite com o artista Jamil Santos, e tiveram contato com todo o material para experienciar essa manifestação artística. 

Alunos da E.E. Samuel Wainer em frente à parede grafitada, inspirada no desenho de Denise. Créditos: Murilo Alves / Horizonte

Alunos da E.E. Samuel Wainer em frente à parede grafitada, inspirada no desenho de Denise. Créditos: Murilo Alves / Horizonte


Alunos da E.E. Samuel Wainer em frente à parede grafitada, inspirada no desenho de Denise.
Créditos: Murilo Alves / Horizonte 

O “Cores do Amanhã” é uma iniciativa cultural presente em 10 cidades do Brasil, que utiliza o grafite como meio de expressão para discutir a questão da cidadania. Na cidade de São Paulo (SP), professores da rede estadual de ensino da região sul participaram, em abril, de uma oficina sobre “Alimentação Saudável”, e incentivaram os alunos a refletirem em sala de aula, para criarem ilustrações que retratem a visão deles sobre a temática. O projeto envolveu 18 escolas da Zona Sul, e contou com a participação de 2.010 alunos e 46 professores, resultando em um total de 145 desenhos inscritos.  

Por meio de votação popular e da seleção de uma comissão julgadora, as duas escolas ganharam o Dia do Grafite, e tiveram seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras dos alunos Guilhermy Teles de Souza, da E.E. Jesus José Attab, e Denise Kelly Ramirez Espinoza, da E.E. Samuel Wainer. Os grafites foram executados com a instrução dos vencedores e a orientação de Jamil, e contaram com a colaboração de seus colegas de classe e professores, que também assinaram seus nomes na arte. 

Guilhermy, de 12 anos, conta que gosta de desenhar desde os 8, e quer aproveitar sua habilidade para construir projetos automotivos, depois de fazer curso técnico e faculdade de Engenharia Mecânica. O projeto ajudou o aluno a repensar a sua alimentação, pois, como a maioria das crianças, gosta de refrigerante e salgadinhos. "Todos aqui na escola já sabem da importância de comer frutas e verduras", diz Guilherme. 

Já Denise, 14 anos, começou a desenhar inspirada no irmão, que foi a primeira pessoa a elogiar uma ilustração sua: “Depois disso não parei, até hoje tenho uma pasta cheia de desenhos”. A brasileira descendente de bolivianos diz que a experiência foi maravilhosa, e que aprendeu muito com os grafiteiros. “A arte me ajudou em um momento muito difícil da minha vida, ela me curou, e eu quero viver disso no futuro. Me sinto honrada de representar a Samuel e ganhar esse prêmio!”, ressalta. 

Alunos da E.E. Samuel Wainer em frente à parede grafitada, inspirada no desenho de Denise.
Créditos: Murilo Alves / Horizonte 


Os professores também estiveram engajados nas atividades, desde o desenvolvimento do projeto, passando pelo trabalho em sala de aula e a elaboração das ilustrações, até a projeção das artes nos muros das escolas. A professora de Ciências Biológicas Noemi Soares de Matos, da E.E. Jesus José Attab, afirma que os desafios pareciam grandes no começo, e nada disso teria sido possível sem a ajuda e participação da equipe. "E, claro, com a dedicação e o esforço dos alunos. Eles são os verdadeiros protagonistas da ação. O que fizemos, ou melhor, o que eles fizeram foi apenas deixar seus sonhos e desejos ganharem cores", ela garante. 

Lenilde Fortunata Marques, professora de Artes da E.E. Samuel Wainer, declara que não pensou duas vezes ao dizer sim para o convite: "Participar do Projeto Cores do Amanhã foi um desafio repleto de prazeres, e posso dizer o mesmo sobre os estudantes, que puderam saborear sensações que vão além dos muros da escola". 

Para o grafiteiro Jamil Santos, foi comovente e gratificante levar cultura e arte para as escolas, com crianças que muitas vezes não têm acesso a projetos sociais ou locais para diversão. “Foi muito bacana poder promover esse “dia de alívio” para eles”, afirma Jamil. “Pra gente, é sempre um prazer poder levar a arte a âmbitos muito maiores, e saber que a arte pode transformar pessoas. Saímos com a ideia de dever cumprido, mas também com a missão de dar continuidade nisso.” 

Arte e saúde 

De acordo com dados do relatório público do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, de 2008 a 2021, a taxa de obesidade infantil no Brasil cresceu 70%. Tratar do tema em sala de aula, instruindo sobre as funções de cada nutriente no organismo e em quais alimentos estão presentes, auxilia na melhora de hábitos alimentares. Concluído o grafite, um prato bem saudável, com arroz, feijão, proteína e verdura, esperava pelos alunos no refeitório das escolas. 

O projeto Cores do Amanhã em São Paulo tem o patrocínio da Bayer, parceria com a Diretoria de Ensino Região Sul 3, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Ao final do projeto, um livro com o registro das ilustrações dos alunos e dos muros grafitados será produzido, com exemplares distribuídos gratuitamente para todas as escolas participantes. 

 

Sobre a Bayer 

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas áreas de ciências da vida de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade em todo o mundo. 

 

Sobre a Horizonte Educação e Comunicação  

Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições.  Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/ 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp