05/07/2023 às 10h33min - Atualizada em 06/07/2023 às 00h08min

Exportação em alta: Com apoio da ABIMO e Apex Brasil, fabricantes brasileiras de dispositivos médicos firmam cerca de US$ 3 mi em novos negócios na FIME 2023

Empresas associadas ao projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) esperam concretizar mais US$ 13,3 milhões em contratos nos 12 meses que seguem o evento

SALA DA NOTÍCIA Redação
Os Estados Unidos são os principais compradores de dispositivos médicos brasileiros, sendo que somente em 2022 adquiriram mais de US$ 230 milhões da indústria nacional, valor 10,7% superior ao registrado em 2021. E foi justamente visando esse mercado que 37 fabricantes brasileiras participaram do pavilhão nacional, da FIME (Florida International Medical Expo), principal feira do segmento médico-hospitalar das Américas, realizada entre 21 e 23 de junho em Miami.

O pavilhão, organizado pelo Brazilian Health Devices, projeto de exportação setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou 1.076 contatos com potenciais clientes advindos de diversas partes do mundo e fechou quase US$ 3 milhões em contratos, durante o evento.

"Tivemos a oportunidade de ampliar nossas relações comerciais com países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Honduras, Jamaica e República Dominicana. Além do resultado imediato, nossas empresas esperam gerar mais US$ 13,3 milhões em negócios nos próximos 12 meses", comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.

Essa foi a 19ª vez que o pavilhão nacional foi montado na feira. "Considerando que os Estados Unidos são os principais compradores de dispositivos médicos brasileiros, a presença do Brasil é imprescindível para manter a boa relação com os compradores norte-americanos e ampliar o reconhecimento do país no mercado global", comenta Larissa, que acompanhou a delegação na viagem.

A Magnamed, uma das participantes do pavilhão brasileiro, conta com escritório nos Estados Unidos, o que facilita ainda mais as negociações na visão do representante Evandro Roque. "Com a empresa estabelecida em território norte-americano consolidamos nossa participação mostrando a força dos nossos produtos", disse. Segundo o executivo, a companhia participou da feira com o objetivo principal de retomar parcerias com ex-distribuidores.                   
        

Presente pelo segundo ano consecutivo, a Indusbello também aproveitou a oportunidade para expandir seus contatos comerciais durante o evento. "Temos 30 anos no mercado e ficamos muito satisfeitos com os resultados que conquistamos. Foi uma ótima chance para conhecer novos clientes e revisitar clientes antigos", diz Luciano Marques, gerente de Comércio Internacional da companhia, que também enfatiza a importância do suporte dado pelo Brazilian Health Devices. "A empresa tem crescido cada vez mais com a participação nas feiras internacionais e com o apoio da ABIMO e da ApexBrasil", declara.      

Além da visita de potenciais compradores, o pavilhão brasileiro recebeu importantes lideranças que atuam nas estratégias de internacionalização das empresas nacionais. Entre elas estão Gustavo Loreto, analista de Negócios da ApexBrasil em Miami; Cristiano Franco Berbert, cônsul-geral adjunto; e Valmira Hayes, analista de Comércio Internacional, ambos representantes do Consulado-Geral do Brasil em Miami.

Ao todo, o evento contou com 860 expositores e recebe, em média, 10.500 visitantes ao longo dos três dias de exposição. Trata-se de um ambiente propício para networking e concretização de negócios. A edição de 2024 será realizada entre 19 e 21 de junho, também em Miami (EUA).
 
 

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